24/08/2017 às 15h54min - Atualizada em 24/08/2017 às 15h54min

Pronunciamento do governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, nesta quinta-feira (24/8), durante o 1º seminário sobre o carnaval de Brasília

Assessoria de Comunicação Social

 

 

 

É uma alegria muito grande estar aqui. Eu quero, em primeiro lugar, agradecer a presença de todos os convidados que aceitaram o convite para fazer a sua contribuição para a organização do carnaval. Nós estamos profissionalizando nosso carnaval. Quero agradecer pela cessão deste espaço, que é um santuário da cultura do Distrito Federal.

 

É muito importante a profissionalização do carnaval para que essa festa, que tem tomado dimensões muito grandes na nossa cidade, possa ser cada vez melhor e que possa ser democratizada no sentido de que ela possa acontecer em todas as cidades de Brasília, ao mesmo tempo em que ela possa contemplar todas as manifestações culturais, e essa é, digamos, uma característica da nossa cidade. Nós temos aqui um pouco de todas as manifestações culturais existentes no Brasil, e essa diversidade dá uma força e um potencial muito grande ao carnaval de Brasília, que passou a ter, nos últimos anos, uma dimensão de rua muito grande com os blocos que foram surgindo espontaneamente. Então eu diria que Brasília hoje já tem um dos maiores carnavais do Brasil.

 

E nós precisamos compreender a importância do carnaval, não apenas como uma festa, com toda a criatividade, alegria e outras características próprias ao carnaval, mas compreender como um movimento importante para a economia local. Esse seminário acontece também num momento de muito simbolismo para nós, porque queremos aprovar até o final do mês a Lei Orgânica da Cultura do Distrito Federal, que será um instrumento muito importante para termos uma política de estado da cultura e não apenas uma política de governo. Essa lei orgânica foi construída ouvindo a comunidade cultural, então eu tenho a convicção de que será um legado importante deixado por nós todos para as próximas gerações.

 

E quero registrar com muita alegria que, no momento conturbado politicamente e economicamente no País – nós estamos vivendo há dois anos e sete meses a maior crise econômica da história do Brasil –, enquanto demais unidades da federação têm cortado recursos da cultura, aqui em Brasília nós não apenas mantivemos os recursos como temos ampliado sucessivamente esses recursos.

 

Neste momento não tem nenhum projeto do FAC pendente de pagamento. Estamos lançando novos editais porque entendemos que a cultura é um instrumento muito importante para a retomada do desenvolvimento econômico, para a melhoria do astral da cidade e para criar novos padrões civilizatórios na nossa cidade, que ainda é uma cidade com muitas diferenças. E a gente tem convicção que é por meio da cultura que vamos modificar esse padrão civilizatório de ter uma cidade mais generosa, mais amorosa, mais tolerante, enfim, uma cidade melhor para toda a sua população. Portanto, tenho certeza de que a realização desse seminário neste ambiente vai trazer contribuições muito significativas para que tenhamos um carnaval cada vez melhor. Eu gosto de dizer que tudo o que for feito para o bem do carnaval terá todo o meio apoio. Eu gosto de participar do carnaval e quero aproveitar desde já para convidar todos de fora para que experimentem o carnaval de Brasília, que muito em breve vai ser o melhor carnaval do Brasil.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »