09/09/2017 às 07h37min - Atualizada em 09/09/2017 às 07h37min

Brasil é o 4º país mais corrupto do mundo, segundo Fórum Econômico Mundial, atrás apenas do Chade, da Bolívia e da Venezuela.

NO BRASIL DOS PODERES E SEGMENTOS CORRUPOS, SÓ O CRIME É ORGANIZADO

 

 

 
BAGUNÇA GERAL:
O Brasil é a quarta nação mais corrupta do mundo, segundo  o índice de corrupção do Fórum Econômico Mundial. O país está atrás apenas do Chade, da Bolívia e da Venezuela, que lidera o ranking. A corrupção é um dos elementos que a organização suíça inclui em seu índice anual de competitividade, baseado em uma pesquisa com 15.000 líderes empresariais de 141 economias do mundo.
As três perguntas feitas a esses executivos foram: “O quanto é comum o desvio de fundos públicos para empresas ou grupos?”; “Como qualifica a ética dos políticos?”; e “O quanto é comum o suborno por parte das empresas?”. Em uma escala de um a sete, em que, quanto maior a nota, maior é a transparência, o Brasil recebeu 2,1, segundo análise publicada pela Business Insider. Em um estudo divulgado pela Transparência Internacional, no início do ano, o país ficou em 76º colocado em uma lista sobre a percepção de corrupção do mundo entre 168 países.
Um relatório do Fórum publicado em junho assinalava a corrupção como o maior problema que a América Latina precisa enfrentar, segundo seus líderes políticos e empresariais.
Nos noticiários do dia a dia, observamos a existência organizações e grupos, principalmente formados por políticos,  que se estabelecem na prática do crime com tamanho preparo e maestria que, em alguns casos, conseguem se passar por organizações legítimas.
Enquanto isso;  “O CRIME É ORGANIZADO”
Esses são os grupos dedicados a atividades criminosas que integram a categoria de “crime organizado”. Desses, o exemplo mais utilizado ao nos referirmos a esse tipo de crime é o do tráfico de drogas, contudo não é o único. Atividades como o jogo ilegal, mercado de contrabando e roubos em larga escala são todas atividades criminosas que requerem grande preparação e cooperação das pessoas envolvidas para que possam se estabelecer; e essa é a principal característica do crime organizado: a cooperação sistemática entre as partes envolvidas.


B
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »