14/09/2017 às 13h00min - Atualizada em 14/09/2017 às 13h00min

Pronunciamento do governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, nesta quinta-feira (14/9), durante a vistoria das obras de captação emergencial de águas do Lago Paranoá

Assessoria de Comunicação Social

 

 

A obra está linda. É emocionante ver essa água correndo, passando por todos os testes. E, como prometido, no dia 2 de outubro, ou seja, na primeira semana de outubro, essa estação de tratamento já estará em pleno funcionamento, ajudando no sistema de abastecimento de água do Distrito Federal. 

Nós temos aqui uma estação de tratamento por membrana que capta a água no Lago Paranoá a partir de uma balsa. Ali tem bombas que já estão sendo testadas em pleno funcionamento. A água é bombeada para o tratamento e, em seguida, é bombeada para o conjunto de cidades que vai receber essa água de primeiríssima qualidade do Lago Paranoá.

Será um acréscimo de 700 litros de água por segundo para o sistema de abastecimento de água do Distrito Federal. Inicialmente essa água vai para o Paranoá, Itapoã, Varjão e Lago Norte, e isso vai permitir que outros 700 litros por segundo possam abastecer a bacia do Descoberto.

A estação do Bananal também vai ficar pronta em outubro, ou seja, são duas grandes obras que ficarão prontas ainda neste mês. Esta estação que vocês estão vendo aqui estará em pleno funcionamento a partir do início de outubro, e também a estação do Bananal, que vai ficar pronta em operação a partir do final de outubro. Com essas duas obras, serão 1.400 litros por segundo a mais no sistema de abastecimento.

Estamos também muito adiantados na estação de tratamento de Corumbá, que tratará 5.600 litros por segundo, abastecendo os municípios de Luziânia, Cidade Ocidental, Novo Gama, Valparaíso, mas também contribuindo com 2.800 litros por segundo para o Distrito Federal, especialmente nas regiões do Gama, de Santa Maria e do Recanto das Emas. Com essas três obras, nós estaremos, definitivamente, resolvendo a crise hídrica no Distrito Federal. É um investimento que vai ficar para as futuras gerações de brasilienses.

A obra está totalmente dentro do previsto. Nós estamos hoje fazendo os testes com muito sucesso e com previsão de iniciar o fornecimento de água na sua total capacidade no dia 2 de outubro, portanto, totalmente dentro do prazo. É uma obra linda, os engenheiros estão de parabéns, os servidores da Caesb estão de parabéns, assim como todos aqueles que se envolveram nessa obra. Esse é um grande serviço para a população de Brasília.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Oportunidade_de_emprego