É uma alegria muito grande poder visitar mais uma obra de infraestrutura realizada pelo nosso governo. Essa comunidade esperava há mais de 20 anos por essa infraestrutura, por essa rede de esgoto, rede de águas pluviais, essa pavimentação que vocês estão vendo, calçadas acessíveis, e isso contribui para melhorar a qualidade de vida da população. Eu me lembro de que, quando eu vim aqui pela primeira vez no Porto Rico, incomodava muito a poeira na época da seca, a lama na época das chuvas, e isso prejudicava muito a saúde das crianças com diarreias, com doenças respiratórias, e agora, com essa pavimentação, a qualidade de vida será muito melhor. Vai permitir também uma limpeza pública melhor, já que os carros do SLU poderão transitar na porta das casas, os carros de polícia poderem transitar com mais agilidade, portanto vai melhorar a segurança pública também. Nós estamos muito felizes! Uma obra de 29 milhões de reais, e nós esperamos que, em abril do ano que vem, todo o Porto Rico esteja pavimentado. Nós queremos mudar para melhor a vida das pessoas. Nós sabemos do sofrimento da comunidade aqui do Porto Rico, que passou anos reivindicando essas melhorias. Muitos governos passaram e prometeram, mas nós é que estamos realizando.
Nós estamos fazendo um conjunto de benfeitorias aqui em Santa Maria. Acabei de vir pela via que liga a BR-040 a Santa Maria, acompanhando a obra da ciclovia da DF-290, que vai ligar Valparaiso, Novo Gama, Santa Maria e Gama também; a ponte, também na DF-290, que é uma reivindicação de Santa Maria e do Gama; a iluminação em várias áreas de Santa Maria; a ampliação e a reforma da escola aqui do Porto Rico. São, portanto, várias obras para melhorar a qualidade de vida da população.
Também temos aqui em Santa Maria um programa do governo de melhorias habitacionais, que faz um projeto de expansão para casas de pessoas de baixa renda. Nós estamos aqui na casa da senhora Maria Cleomar, aqui no Porto Rico, e podemos ver este cômodo que não existia. Foi feito um projeto de ampliação da casa e foram feitas também outras melhorias na residência. Ela recebe o projeto e fica com ele para que, se no futuro ela quiser ampliar mais uma vez, ela possa fazer com um projeto urbanístico, assistência técnica e com toda a qualidade. Nesse programa se investem até 10 mil reais por unidade habitacional para pessoas de baixa renda.