20/12/2017 às 07h17min - Atualizada em 20/12/2017 às 07h17min

Presos autores de roubos a lojas de celulares em shoppings do DF

Parte de uma quadrilha responsável por diversos roubos a lojas de celulares foi presa nesta terça-feira (19) pela 17ª Delegacia de Polícia (Taguatinga Norte). Depois de três integrantes terem sido detidos na primeira fase da Operação Pixels, em 21 de novembro deste ano, outros dois foram alvos desta segunda fase. Além deles, a Polícia Civil estima que há oito menores de idade envolvidos nos crimes.

De acordo com as investigações, os criminosos são responsáveis por pelo menos sete roubos: um no Boulevard Shopping, outro em uma loja em Planaltina, mais um em uma loja no Pátio Brasil, outro em um centro comercial do Gama e o último em uma loja na Comercial Norte, em Taguatinga. Ao todo, o delegado-chefe da 17ª DP, Joás Rosa de Souza, calcula 600 celulares furtados, com um prejuízo de mais de R$ 5 milhões.

 

“Tudo começou com dois assaltos no JK Shopping. A partir daí começamos a investigação e logo outros shoppings começaram a ter assaltos, como o do Boulevard, em que até houve disparo de arma. Percebemos que eram sempre as mesmas pessoas. Identificamos todos, só que o juiz decretou a prisão no primeiro momento de apenas três”, alega Souza.

Por isso, hoje a operação entrou em sua segunda fase, que culminou na prisão de Robson Pinto Viana, 42 anos, e de Cristiano Simas dos Santos, 39. “Conseguimos mais um mandado de prisão e prendemos mais esses dois integrantes da quadrilha”, aponta.

O modus operandi era sempre o mesmo: os adultos monitoravam e escolhiam as lojas, enquanto os menores executavam o roubo. Todos já têm passagens pela Polícia Civil. Dois adolescentes estão apreendidos na Delegacia da Criança e Adolescente (DCA).

Mais buscas

Souza não descarta a possibilidade de mais pessoas envolvidas, já que elas atuavam em diversas regiões do DF. “Durante seis meses conseguimos identificar 13 pessoas, mas há grandes chances de haver mais”, levanta. O delegado-chefe da 17ª DP garante que as investigações continuarão.

Robson Pinto Viana e Cristiano Simas dos Santos estão presos preventivamente. Hoje, os dois foram encaminhados ao Complexo Penitenciário da Papuda.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »