30/12/2017 às 22h29min - Atualizada em 30/12/2017 às 22h29min

CEd 310 de Santa Maria fica em segundo lugar e ganha 30 mil para investir na escola

Ascom RA XIII

Com um projeto "Quem ama cuida", voltado para a valorização do Patrimônio Público, o Centro Educacional 310 de Santa Maria ficou em segundo lugar no Prêmio Escola de Atitude. A iniciativa contou com a participação de 104 escolas públicas, 4 mil alunos e 290 professores. As ações ocorreram dentro das escolas no segundo semestre de 2017.

No Centro Educacional 310 de Santa Maria, o projeto focou na valorização do patrimônio público. “A gente entrou para trazer melhorias para a escola. Passamos a maior parte do dia aqui, e é importante ter um local arrumado, com acessibilidade e que seja bem-visto por todos”, conta Maria Eduarda, aluna do 1º ano do ensino médio. Um painel com mensagens positivas em relação à escola foi afixado na entrada. O intuito é que os alunos criem um laço afetivo com o lugar onde estudam. Além do mural, os estudantes recolhem materiais recicláveis para arrecadar verba destinada a manutenções pontuais.

Os alunos também foram estimulados a fazer auditoria nas escolas participantes para levantar informações sobre os problemas existentes, identificar suas causas e buscar soluções. O objetivo é estimular a cidadania ativa nos jovens.

A iniciativa integra o projeto Controladoria na Escola, da Controladoria-Geral do DF. Por uma semana, cerca de 4 mil alunos do 8º e 9º anos do ensino fundamental e do médio fiscalizaram salas de aula, biblioteca, merenda, secretaria, quadras e demais áreas de 104 unidades participantes. Os espaços interno e externo da escola foi avaliado por meio do aplicativo Monitorando a Cidade. Os problemas detectados foram trabalhados com a comunidade escolar para melhor solucioná-los. 

Professora de português e coordenadora do projeto, Margareth de Brito Alves destaca que a conscientização dos alunos do centro já era trabalhada em sala de aula antes mesmo do prêmio. “Queremos despertar um olhar de valorização pelo espaço da escola”, sustenta.

A cerimônia de entrega dos prêmios ocorreu na manhã do dia 8 de dezembro, sexta-feira, no Museu da República. Foram premiadas as instituições que cumpriram todas as atividades previstas no 1º Prêmio Escola de Atitude e se destacaram por adotar ações que mudaram o ambiente escolar.

Os professores-orientadores do projeto das dez escolas vencedoras receberão bolsas de mestrado e especialização, oferecidas pelo Fundo Pró-Gestão, da Escola de Governo do DF.

Para o controlador-geral do DF, Henrique Ziller, que visitou 12 escolas participantes do prêmio, o que mais chamou a sua atenção foi a capacidade de os alunos entenderem o objetivo do projeto. “Essa é a melhor maneira de lutar contra a corrupção. Quando o cidadão entende que o bem público lhe pertence, ele cuida”, ressaltou Ziller.

Como funciona o Prêmio Escola de Atitude
As atividades foram divididas em etapas. No primeiro momento, os professores das instituições inscritas foram capacitados para a orientação dos alunos nas ações do projeto.

Para avaliar o estado em que se encontra cada unidade de ensino, estudantes responderam a questionários de avaliação das estruturas, das aulas e dos ambientes próximo aos colégios. Com os problemas apontados, cada escola vai preparar um desafio a ser executado pelos alunos, de modo a mudar algum aspecto da realidade escolar.

A última etapa consistiu na realização de uma prova especial, que foi divulgada em novembro, às vésperas da execução da tarefa pelas equipes. A soma da pontuação das atividades definiu as escolas vencedoras do projeto.

No total, R$ 140 mil foram distribuídos entre as dez primeiras classificadas. O valor deve ser investido na unidade de ensino. Além disso, três professores orientadores de cada escola vencedora receberão bolsas de pós-graduação, oferecidas pelo Fundo Pró-Gestão, da Escola de Governo do DF.

 

Escolas vencedoras do 1º Prêmio Escola de Atitude

1º – Centro Educacional 14 de Ceilândia

2º – Centro Educacional 310 de Santa Maria

3º – Centro de Ensino Fundamental 3 de Planaltina

4º – Centro Educacional Gesner Teixeira (Gama)

5º – Centro de Ensino Fundamental Pipiripau (Planaltina)

6º – Centro de Ensino Fundamental Miguel Arcanjo (São Sebastião)

7º – Centro Educacional São Bartolomeu (São Sebastião)

8º – Centro Educacional Taquara

9º – Centro Educacional 4 de Taguatinga

10º – Centro de Ensino Fundamental do Bosque (São Sebastião)


 
 

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »