27/01/2018 às 08h22min - Atualizada em 27/01/2018 às 08h22min

Estação Ecológica de Águas Emendadas recebe encerramento do Programa Educação para Água

O programa foi organizado pela Aliança das Mulheres que Amam Brasília em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente do Distrito Federal

Assessoria de Comunicação Social

 

Nesta segunda-feira (29) a Aliança das Mulheres que Amam Brasília (AMA) em parceria com o Governo de Brasília, através das Secretarias de Meio Ambiente e da Mulher, Adasa e Caesb, realiza o encerramento do Programa Educação Para Água. O evento será na Estação Ecológica Águas Emendadas (ESECAE) a partir das 11hs.

 

Organizado pela AMA, o Programa Educação Para Água já realizou 6 palestras, sempre focadas nos recursos hídricos do Distrito Federal e do Brasil, como preparativo para o 8º Fórum Mundial da Água. A ESECAE receberá o 7º e último evento com o tema “As Águas Emendadas e a Origem de Brasília”. O local é o ponto no qual nascem os afluentes de importantes bacias hidrográficas do continente: a Bacia do Paraná, que escorre para o Sul do País, e a Bacia Tocantins/Araguaia, que segue para o Norte. A expectativa é que 100 pessoas participem do encontro. 

 

Segundo o secretário de Meio Ambiente do DF, Igor Tokarski, a iniciativa da AMA fortalece debate sobre o uso adequado dos recursos hídricos. “A iniciativa da AMA é louvável. Queremos sensibilizar a sociedade quanto à importância das unidades de conservação do Distrito Federal, principalmente pela função hídrica e pela preservação do Cerrado. Quanto mais pessoas entenderem a importância de redução e racionalização do uso dos recursos hídricos mais forças teremos para combater a crise hídrica que estamos enfrentando”, explicou.

 

Para Cosete Ramos, presidente da aliança, o grupo chega ao final do Programa preparado para o Fórum Mundial. “A AMA vem organizando ações com a temática água desde o ano passado e este será especial por ser nas Águas Emendadas, um fenômeno único no mundo”, disse.  

 

A Esecae é uma unidade de conservação que abriga uma vereda (tipo de formação do Cerrado) de seis quilômetros de extensão. De acordo com o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), Águas Emendadas está na categoria de Unidade de Proteção de Uso Integral, onde é possível desenvolver pesquisa científica e educação ambiental.

 

Além da palestra que será proferida pelo secretário de Meio Ambiente, o evento de encerramento contará com uma exposição fotográfica do Instituto Brasília Ambiental (IBRAM) sobre a estação ecológica e com a ouvidoria itinerante do Governo de Brasília.

 

SERVIÇO:

Encerramento do Programa Educação para Água

Local: Estação Ecológica Águas Emendadas - Planaltina

Data: 29/01/2018

Hora: 11hs


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »