Um homem de 53 anos foi preso, na manhã desta sexta-feira (2), por falsificar diplomas. De acordo com a Polícia Civil, o material era vendido no Distrito Federal por R$ 400. O suspeito foi localizado em Valparaíso (GO). A investigação teve início a partir de uma denúncia de diploma falso feita pelo Conselho Regional de Educação Física do Distrito Federal (Cref). Na casa do homem foram encontrados diversos diplomas, 33 carimbos utilizados na falsificação dos documentos e cédulas de identidade em branco.
O Cref já havia feito várias denúncias de diplomas falsificados. Porém, foi a partir da última que a polícia começou a investigar e chegou até o suspeito. Na residência dele, policiais encontraram diversos diplomas de nível superior e médio, de instituições de vários estados do país e de inúmeros cursos.
Segundo a Polícia Civil, os diplomas eram vendidos a R$ 400 e recebiam carimbos de órgão educacionais competentes, como Ministério da Educação (MEC) e Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, bem como órgãos de outros estados, tudo forjado pelo responsável. A corporação não acredita que os órgãos estejam envolvidos na atuação fraudulenta. . “Acredita-se que ele usava nomes dos servidores dos órgão competentes para dar a sensação de veracidade aos documentos”, diz o delegado Fábio Rodrigues Vieira.
Se condenado, o acusado responderá pelo crime de falsificação de documento público, com pena de até 6 anos. Agora, a corporação pretende identificar os compradores, que deverão responder por uso de documento falso, e a quantidade de documentos falsificados.
Crime ambiental
Na casa do criminoso, agentes ainda localizaram 11 pássaros silvestres sem autorização. Ele será julgado por crime ambiental, podendo pegar até um ano de prisão.