23/03/2018 às 06h48min - Atualizada em 23/03/2018 às 06h48min

Diretor-geral da OMS aponta Hospital da Criança de Brasília como modelo para outros países

Governador Rollemberg e secretário de Saúde, Humberto Fonseca, acompanharam Tedros Ghebreyesus em visita ao local na tarde desta quarta (21)

Agência Brasília

Em visita ao Hospital da Criança de Brasília José Alencar, o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, apontou a unidade como um modelo a ser seguido por outros países.

Guiado pelo governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, pelo secretário de Saúde, Humberto Fonseca, e pela diretora-técnica do hospital, Isis Magalhães, ele passou, nesta quarta-feira (21), por áreas de atendimento, onde interagiu com os pacientes, e pela obra do Bloco 2.

“Sem qualquer exagero, este hospital facilmente poderia servir de modelo para outros países, para o mundo. Como diretor-geral [da OMS], vou examiná-lo para influenciar outros Estados, para aprender com este modelo brasiliense”, avaliou Tedros, que está no Brasil para cumprir agenda na área de saúde pública.

Esta é a segunda vez que ele visita o Hospital da Criança. A primeira foi em fevereiro passado, antes de ser eleito para o cargo.

O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, ressaltou que a ampliação do hospital, com a construção do Bloco 2, permitirá aumentar o número de crianças atendidas. “Serão 202 novos leitos, sendo 38 de UTI pediátrica.”

Ele destacou ainda a importância de a “maior autoridade em saúde pública do mundo” reconhecer o trabalho feito na capital brasileira. “Como [reconheceu] o esforço do nosso governo em ampliar a cobertura da atenção primária, que é o recomendado pela OMS”, avaliou.

Outro ponto destacado pelo diretor-geral da organização foi a atuação de voluntários no hospital. Atualmente, a unidade conta com 160.

Modelo do Hospital da Criança de Brasília Inaugurado em 23 de novembro de 2011, o Bloco 1 do hospital foi construído pela Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Homeopatias (Abrace) e doado ao governo de Brasília.

É uma unidade pública, que atende exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e faz parte da rede da Secretaria de Saúde do DF. A administração, no entanto, é feita pelo Instituto do Câncer Infantil e Pediatria Especializada (Icipe) — associação de direito privado sem fins econômicos ou lucrativos criada pela Abrace.

Por ser de especialidades, o Hospital da Criança não atende emergências — os pacientes chegam encaminhados pelas unidades básicas de saúde (UBS).

Obras no Bloco 2 estão 95% concluídas As obras do Bloco 2 do Hospital da Criança de Brasília José Alencar estão 95% executadas. Com 21 mil metros quadrados, o espaço terá, em dois pavimentos:

202 leitos — 164 para internação e 38 para unidade de terapia intensiva (UTI) e cuidados intermediários 67 consultórios ambulatoriais centro cirúrgico centro de diagnóstico especializado centro de ensino e pesquisa laboratórios de análises clínicas e hematologia unidade administrativa área de apoio serviços de hemodiálise, hemoterapia e quimioterapia Estratégia Saúde da Família é apresentada à OMS Depois, o diretor-geral visitou a Unidade Básica de Saúde (UBS) 1 do Itapoã (Quadra 378, conjunto L, Área Especial s/n), onde conheceu a aplicação da Estratégia Saúde da Família na atenção primária de Brasília.

Segundo o secretário de Saúde, Humberto Fonseca, o diretor-geral atuou como ministro da Saúde da Etiópia, onde aumentou a cobertura assistencial para mais de 40 milhões de pessoas.

Fonseca apresentou o funcionamento do sistema na unidade. “Ele realmente entende de atendimento à população. O doutor Tedros pediu para ver uma UBS e reforçou que devemos investir na atenção primária como prioridade.”

Na visita, Adhanom percorreu consultórios, salas de vacinação e conferiu a organização das equipes para atender os moradores do Itapoã. “Parabéns pelo serviço. Fico muito grato por vocês me receberem tão bem em uma unidade que funciona com tanta qualidade.”


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »