10/05/2018 às 09h43min - Atualizada em 10/05/2018 às 09h43min

GREVE DOS SERVIDORES DA CAESB COMEÇA NESTA QUINTA, 10

Notibras

Após assembleia promovida na semana passada, funcionários da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) decidiram entrar em greve a partir da 0h desta quinta-feira (10/5). A paralisação é por tempo indeterminado e, segundo os servidores da empresa, motivada pela retirada de direitos trabalhistas consolidados em Acordo Coletivo, e pelo não atendimento às revindicações para a data-base de 2018.

Em nota divulgada pelo sindicato, o Sindágua se posicionou contra os termos da compensação de uma greve realizada em 2016. A Caesb informou que o desconto na remuneração dos funcionários que aderiram à paralisação daquele ano, com duração de 89 dias, trata-se do cumprimento de uma sentença do Tribunal Superior do Trabalho (TST) transitada em julgado, não cabendo discussão no âmbito da data-base de 2018.

A companhia afirmou lamentar a decisão tomada por alguns trabalhadores quanto à deflagração da greve na quinta. “Ao contrário do que diz o Sindágua-DF, a Caesb vem mantendo negociações com o sindicato há pelo menos 60 dias, tendo sido apresentada uma proposta de acordo em 25 de abril, contemplando um reajuste de 1,25% e a manutenção de todos os benefícios do acordo anterior, ajustando algumas cláusulas, conforme legislação vigente”, defendeu a empresa.

“Assim, a Caesb entende que a greve é inoportuna e irresponsável e informa que tomará as providências para minimizar os prejuízos à população do DF”, ressaltou a companhia.O índice de reajuste, fixado em 1,25%, leva em consideração, segundo a Caesb, o momento de dificuldade financeira da companhia, em virtude da queda na arrecadação, decorrência da crise hídrica, que derrubou o faturamento da empresa.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »