Com o OUV-DF, que é um sistema novo e aperfeiçoado, a ouvidoria da Administração Regional de Santa Maria tem recebido mais demandas e resolvido de forma ágil e eficiente.
O novo sistema permite ao usuário fazer solicitação, denúncia, reclamação, elogio e pedidos de informação; tudo com acompanhamento de resposta, o que favorece a transparência, a participação e o controle social. Além disso, o prazo máximo é de 20 dias para responder ao cidadão, exceto em casos excepcionais. Com essa transparência, a administração é obrigada a trabalhar de forma rápida e satisfatória, pois é o cidadão quem determina o fechamento da demanda avaliando o serviço prestado.
O cidadão realiza o cadastro uma única vez e pode criar quantas demandas precisar. Outra novidade é a apresentação de mapas georreferenciados. Ademais, apresenta a versão para aparelhos móveis, assim é possível, também, tirar uma foto do local ou da situação em questão, anexá-la no registro e enviar imediatamente.
Os números dos últimos 4 meses demonstram a eficiência do novo modelo de ouvidoria. Dos 121 registros, 101 foram resolvidos e apenas 20 estão em análise, isto porque requerem uma ação mais complexa. Em porcentagem, podemos dizer que 100% das demandas foram atendidas, 84% resolvidas e 16% estão em análise/andamento.
OUVIDORIA
Qualquer cidadão pode procurar a ouvidoria e apresentar manifestação, isto é, expressar suas ideias, fazer questionamentos, sugerir melhorias, solicitar, reclamar, denunciar, elogiar ou ainda pedir informações. Esta atitude contribui para o aperfeiçoamento da gestão pública. Utilize o canal da ouvidoria de sua preferência:
- Telefone: 162 - Telefone fixo ou orelhão;
- Internet: www.ouvidoria.df.gov.br ou www.santamaria.df.gov.br;
- Pessoalmente: Na Administração Regional de Santa Maria, situada na Av. Alagados, QC 01, AE s/nº, bloco B, setor central, ao lado do Restaurante Comunitário, de segunda a sexta, no horário de 08:00 as 18:00 horas.