03/11/2018 às 07h17min - Atualizada em 03/11/2018 às 07h17min

É hoje: adiante seu relógio, horário de verão começa meia-noite

Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, pela diferença de fuso horário, continuam com 1h a menos que os outros estados afetados

Metrópoles

O horário de verão de 2018 estar prestes a ter início. À meia-noite deste sábado (3/11) ou 0h de domingo (4) – de acordo com a preferência de cada um –, os relógios dos moradores de 11 unidades da Federação deverão ser adiantados em uma hora.

A mudança de horário atinge Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Espírito Santo e o Distrito Federal.
 

Como já há uma diferença de fuso, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul continuam com 1h a menos do que o restante das unidades da Federação afetadas pela mudança.

Entenda a alteração: 

Em 2017, o horário de verão teve início no terceiro domingo do mês de outubro. Neste ano, a alteração ficou para o primeiro domingo de novembro a pedido do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para evitar que o novo horário entrasse em vigor durante a votação em primeiro e segundo turno das Eleições 2018.

O horário de verão terminará no terceiro domingo de fevereiro de 2019, quando os relógios devem ser atrasados em uma hora na madrugada de sábado (16/2) para domingo (17), a partir da meia-noite.

Norte e Nordeste
O Ministério de Minas e Energia explica que o Norte e o Nordeste não adotam o horário de verão porque a alteração é mais eficaz nas regiões mais distantes da Linha do Equador, onde há uma diferença significativa na luminosidade do dia entre o verão e o inverno.

Nos estados do Centro-Oeste, Sudeste e Sul do país, os dias de verão são mais longos. O objetivo é estimular as pessoas e as empresas a encerrarem as atividades do dia mais cedo, a aproveitarem a iluminação natural e evitarem que equipamentos eletrônicos sejam ligados. Tudo para reduzir o consumo e a demanda energética entre 18h e 21h, os horários de pico.

O ministério explica que no período também há aumento da temperatura e, consequente, do uso de aparelhos de ar-condicionado, o que neutraliza o impacto no sistema elétrico quando o horário de verão entra em vigor.

Enem
A mudança acontece no mesmo dia que será realizada a primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018. O Ministério da Educação divulgou diferentes horários de abertura e fechamento dos portões nos locais de provas. Confira o cronograma de todos os estados. (Com informações da Agência Brasil)


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »