08/11/2018 às 08h41min - Atualizada em 08/11/2018 às 08h41min

DF terá primeira mulher no comando da Polícia Militar

Coronel Sheyla Soares Sampaio chefiava o Comando de Policiamento Regional Sul (CPRS) e é uma indicação de um advogado próximo a Ibaneis

Metrópoles

A coronel Sheyla Soares Sampaio será a primeira mulher a comandar a Polícia Militar na história do Distrito Federal. A oficial, que chefiava o Comando de Policiamento Regional Sul (CPRS), é uma indicação de um advogado próximo ao governador eleito Ibaneis Rocha (MDB). De acordo com fontes ouvidas pela reportagem, ela é conhecida por ter pulso firme.

Ao Metrópoles, Sheyla assegurou que sua liderança será baseada no respeito e na honestidade.

Será uma corporação que respeita o público interno, a sociedade, nosso maior cliente e, principalmente, baseada na honestidade, no profissionalismo e na lealdade"
Coronel Sheyla Soares Sampaio
 
Currículo

A coronel integra os quadros da PMDF há 27 anos e tem MBA em planejamento, orçamento e gestão pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Ela foi a primeira colocada no curso de formação de oficiais da corporação, feito em 1994 e, depois disso, ocupou diversas posições de destaque na tropa.

De 2013 a 2016, chefiou o 1º Batalhão da PMDF. Depois, foi subeditora de recrutamento e seleção da instituição e diretora da Diretoria de Promoções, Avaliação e Desempenho. Atualmente, Sheyla chefia o Comando do Policiamento Regional Sul II.

Experiente, ela dirigiu importantes operações no Distrito Federal, como os Carnavais de 2014, 2015 e 2016; o Réveillon de 2013 para 2014; a Copa do Mundo de 2014; as Olimpíadas de 2016; e o primeiro turno das eleições deste ano.

Disputa
Sheyla disputava a preferência de Ibaneis com outros dois coronéis. Maurício Gouveia, atual chefe da Assessoria Parlamentar da PMDF, era apontado como o mais cotado por ter trânsito político e ser bem relacionado com uma ala do alto oficialato da corporação.

Outro nome ventilado foi do coronel Renato Costa, atual comandante do Batalhão de Aviação Operacional (BAvOp). O oficial também foi responsável por pilotar o helicóptero vinculado à Casa Militar do GDF e usado pelo governador Rodrigo Rollemberg (PSB). Costa também teve passagem pelo Departamento de Logística e Finanças (DLF).


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »