23/11/2018 às 19h58min - Atualizada em 23/11/2018 às 19h58min

​Justiça condena 14 detentos por tentativas de homicídio na Papuda

Correio de Santa Maria

Os Réus se vingaram ateando a fogo em colchões para se de detentos que teriam delatado o uso de armas e a entrada de drogas na Papuda
A Promotoria de Justiça do Tribunal do Júri de São Sebastião condenou nessa sexta-feira  (23), três detentos. que respondiam por 14 tentativas de homicídio ocorridos na Penitenciária da Papuda em fevereiro de 2018, quando, atearam fogo em colchões, como uma forma de vingança contra outros detentos que teriam delatado o uso de estoques e a entrada de drogas nas celas da ala em que estavam presos.
Durante  o incêndio, 14 pessoas estavam na cela totalmente trancada.
Sentença
A pena foi imputada aos condenados da seguinte maneira:  Claudiemerson Júnio Alves Mendes foi condenado a 23 anos, 8 meses e 10 dias de reclusão. José Maicon Pereira Muniz foi condenado a 26 anos, 6 meses e 15 dias e Maxwell Barboza Martins da Silva a 22 anos e 9 meses de prisão. Eles já se encontravam encarcerados  e permanecerão em regime fechado.
Os homicídios foram qualificados pela promotoria  como motivo torpe e com emprego de fogo e uso de recurso dificultando a defesa das vítimas. ‘rápida resposta’ De acordo  com as promotoras de Justiça que atuaram no processo, “a prática de crimes dentro do sistema prisional deve receber resposta imediata, caso contrário podem ocorrer outros massacres idênticos ao que ocorreu no ano  2000, quando 11 internos foram mortos dentro de uma cela, também na Papuda,” ocasião em que dois presos morreram vítimas de queimaduras graves e os demais foram asfixiados pela fumaça.
A atuação das promotoras para que se chegasse a essa  sentença condenatória deixou claro que crimes dessa natureza não são tolerados pela sociedade.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »