09/01/2019 às 12h12min - Atualizada em 09/01/2019 às 12h12min

Decreto que flexibiliza posse de arma estará pronto semana que vem

Uma das ideias é mostrar a “efetiva necessidade” com base em estatísticas de mortes por arma de fogo

METRÓPOLES

Decreto que flexibiliza a posse de armas de fogo deve estar pronto na próxima semana. A informação foi repassada pelo ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, após reunião ministerial. Onyx ressaltou que o assunto está sendo tratado com o ministro da Justiça e Segurança, Sérgio Moro.

O decreto diz respeito à posse de arma de fogo. No texto, de acordo com Onyx Lorenzoni, será esclarecido que se trata de “posse”, que permite ao cidadão ter a arma em casa ou no local de trabalho. Já o porte diz respeito à circulação com arma de fogo fora de casa ou do trabalho.

O presidente Jair Bolsonaro já havia dito, em entrevista ao SBT, na última semana, que o decreto vai tirar a “subjetividade” do Estatuto do Desarmamento. Segundo ele, uma das ideias é comprovar a efetiva necessidade com base em estatísticas de mortes por arma de fogo. Assim, moradores de locais com altos índices de mortalidade teriam mais facilidade em adquirir armas.

Defesa
Tanto Bolsonaro quanto seus filhos são defensores da posse de armas. Pouco antes de tomar posse como presidente, Bolsonaro fez uma postagem em suas redes sociais dizendo que faria um decreto flexibilizando a posse de armas.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »