26/01/2019 às 02h57min - Atualizada em 26/01/2019 às 02h57min

“Como vou dizer que aprendemos com Mariana?”, diz presidente da Vale

Fábio Schvartsman afirma que rompimento de barragem em Brumadinho deve ter feito muitas vítimas. Companhia promete fazer investigação rápida

METRÓPOLES

O presidente da Vale, Fábio Schvartsman, disse na tarde desta sexta-feira (25/1), na sede da empresa, no Rio de Janeiro, que vai direto para o local onde ocorreu o rompimento da barragem da Mina do Feijão, em Brumadinho, assim que o tempo abrir. Chove forte na capital fluminense. As informações do O Globo.

Schvartsman, que assumiu a companhia em 2017 com o lema “Mariana nunca mais”, foi perguntado se a companhia aprendeu com o desastre anterior, ocorrido há três anos.

“Como vou dizer que a gente aprendeu (após o acidente de Mariana) se acaba de acontecer um acidente desses? O que posso dizer foi o que a gente fez depois do acidente. Viramos todas as barragens do avesso e contratamos as melhores auditorias do mundo para verificar o estado de todas elas. Fizemos tudo que a gente entende que era possível para garantir a segurança e a estabilidade. O fato é que não sabemos o que aconteceu e o que ocasionou, mas certamente vamos descobrir”, assegurou.

O executivo disse que deve haver muitas vítimas no local e que a companhia pretende fazer uma investigação rápida e profunda sobre o episódio. “Vamos resgatar e atender às pessoas e fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para enfrentar essa situação inimaginável. Ainda não sabemos o número de vítimas. A região é de acesso muito difícil e uma região muito afastada. Tinham muitos funcionários da Vale no momento. Infelizmente, deve ter muitas vítimas“, disse.

O presidente da Vale lamentou o novo acidente e disse que a preocupação no momento é com o resgate. “Houve um significativo vazamento e certamente há pessoas atingidas, não sabemos a extensão ainda, não sabemos a causa. O que quero dividir é a nossa consternação e o nosso pesar pelo que aconteceu”, lamentou.

“Não existem palavras que possam explicar a dor que estou sentindo pelo que terá sido causado às vítimas, se elas existirem. Então, acabei de chegar da Suíça, nesse instante. E agora vou pegar, assim que o tempo abrir, um avião e ir para o local para procurar ajudar no que puder. A minha preocupação e a da Vale como um todo vai ser se preocupar com as vítimas”, observou o presidente, que concedeu uma entrevista coletiva no início da noite e divulgou vídeo nas redes sociais com pedido de desculpas 
 

Barragem inativa e estável
Schvartsman afirmou que o local do acidente era uma barragem estável, considerada normal: “Era uma barragem de minério de ferro da antiga Fertep. É uma barragem que estava não ativa desde 2015. Estava em processo de descomissionamento, mas era uma barragem estável com laudo externo que garantia estabilidade dela abuslolutamente normal”, descreveu.

O presidente da empresa pediu desculpas pelo ocorrido e prometeu investigação rápida e profunda sobre as causas do rompimento da barragem. “Não sabemos o que aconteceu. Mas desde já quero pedir as nossas sinceras desculpas pelo sofrimento que está sendo causado, não importa a causa. Isso é inaceitável. Vamos fazer uma investigação rápida e profunda para descobrir o que aconteceu. E vamos tomar as providências que forem necessárias”, falou.

Sobre os rejeitos do atual acidente, ele ainda não tem muitos detalhes: “É rejeito inerte”, disse.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »