27/02/2019 às 19h50min - Atualizada em 27/02/2019 às 19h50min

Homem que espancou empresária achou que ela estava morta, diz MP

Ministério Público do Rio de Janeiro pediu a condenação de Vinícius Batista Serra por homicídio qualificado, com pena de 12 a 30 anos

METRÓPOLES

Vinícius Batista Serra, 27 anos, que espancou a paisagista Elaine Perez Caparroz, 55, durante quase quatro horas, no último dia 16, não só teve a intenção de matá-la como, de fato, acreditava que ela estava morta quando deixou o apartamento.

A conclusão é do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), que pediu a condenação de Serra por homicídio qualificado, com pena que vai de 12 a 30 anos. Dois dias após o caso, a Justiça determinou a prisão preventiva do acusado.

Segundo o MP, o denunciado, “consciente e voluntariamente e com a intenção de matar, espancou violentamente a vítima, causando-lhe lesões corporais graves”. Ainda de acordo com o MP, Serra deixou a casa de Elaine, na manhã do dia 16, acreditando que havia matado a paisagista.

“De acordo com a denúncia, o crime não ocorreu por circunstâncias alheias à vontade de Serra, que deixou a residência de Elaine acreditando que havia matado a vítima”, sustentou o MP. Além disso, apontou um agravante: “A tentativa de homicídio foi praticada de forma dissimulada, já que o denunciado marcou um encontro prévio com a agredida, ocultando sua intenção de matar”.

Em postagem em uma rede social, a própria Elaine confirmou a intenção de Serra: “Fui agredida por várias horas seguidas, o que demonstra intensa crueldade e a intenção dele de matar. Só não o fez porque eu obtive socorro, ou seja, por uma circunstância que não dependeu da vontade dele! Apesar dos meus gritos de socorro, ele não titubeou e prosseguiu com o espancamento”.

Para o MP, a forma como o crime foi praticado, “com múltiplos golpes desferidos, além da longa duração das agressões, também demonstra a crueldade do ato, executado por razões da condição de sexo feminino e em evidente menosprezo à condição da mulher, o que caracteriza o feminicídio”.

Os procuradores pedem que Serra seja condenado a crimes que preveem pena de reclusão de 12 a 30 anos. Além disso, informaram, ele deve ser condenado ao pagamento de indenização por danos materiais e morais causados à vítima.

Crime
Serra e Elaine se conheceram por meio de uma rede social e, durante oito meses, conversaram virtualmente. No último dia 16, marcaram o primeiro encontro, na casa dela, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio. De acordo com depoimento de Elaine à polícia, eles tomaram vinho, conversaram um pouco e foram dormir. No meio da noite, ela foi acordada e violentamente agredida por Serra ao longo de toda a madrugada. A paisagista acredita ter sido drogada por Serra.

A polícia concluiu que ele agiu de forma premeditada, desde o momento em que pediu a amizade de Elaine nas redes sociais. Elaine foi casada com Ryan Gracie, lutador de jiu-jitsu morto em 2007. Ela é mãe de Rayron Gracie, também lutador. Nos perfis de Vinícius nas redes sociais, ele é identificado algumas vezes como lutador de jiu-jitsu.

Circula a história de que Vinícius teria sido expulso de uma academia da família Gracie e teria agido por vingança. Ele é conhecido no meio por seu temperamento violento e tem um registro policial de agressão ao próprio irmão. A paisagista lembrou que o Brasil aparece em 5º lugar no ranking mundial feminicídios, segundo dados de 2015. “Vamos, juntas, fazer o possível para combater a violência contra a mulher”, escreveu ela.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »