Um homem que se apresentava como assessor do Governo do Distrito Federal (GDF) para obter vantagens financeiras foi preso pela Polícia Civil nessa quarta-feira (27/2). José Ricardo Nogueira Cunha, 40 anos, é acusado de estelionato. Segundo os investigadores, ele fingia trabalhar no Executivo para aliciar empresários de Ceilândia.
De acordo com a PCDF, José Ricardo tentava convencer as vítimas a pagarem altas quantias em troca de supostos favorecimentos junto ao governo.
Desconfiado, um empresário denunciou a conduta de José Ricardo para a Polícia Civil. Um encontro entre eles foi marcado, com conhecimento dos investigadores. O falso assessor foi preso em flagrante no momento em que esperava receber R$ 37 mil da vítima, que tem negócios no ramo de construção civil.
A promessa era que, com a quantia, o empresário teria prioridade para construir escolas em Ceilândia. Como se não bastasse, o suspeito criou um perfil falso no Facebook, descoberto pela corporação, no qual se apresenta como funcionário do GDF.
De acordo com o chefe da 15ª Delegacia de Polícia (Ceilândia), Antônio Dimitrov, apesar de ter sido preso em flagrante por estelionato tentado, o acusado assumiu ter feito pelo menos duas vítimas. “A dificuldade que temos em localizá-las se deve ao fato de que as pessoas que pagaram ao José Ricardo também cometeram crimes e não irão denunciá-lo”, disse o policial ao Metrópoles.