02/03/2019 às 12h14min - Atualizada em 02/03/2019 às 12h14min

GOIÁS- Governo celebra recuo de crimes no Estado

O HOJE
Balanço divulgado pela Segurança Pública mostra que os homicídios tiveram menor patamar para o mês de fevereiro dos últimos sete anos

RAPHAEL BEZERRA* 

Os números da Segurança Pública apresentados pelo governador Ronaldo Caiado nesta sexta-feira (1) mostram que houve reduções significativas em oito das 12 categorias de crimes que são historicamente aferidas pelos indicadores no Estado de Goiás. 

O dado mais significativo foi em relação ao número de homicídios durante o mês de fevereiro de 2019, que teve o melhor resultado em sete anos. Para o governador, o feito foi possível graças ao “resultado da eficiência e presença de nossas polícias”. 

“É gratificante estar à frente de um governo em que as polícias correspondem às expectativas daquela que é a segunda principal demanda da população: segurança pública e combate à criminalidade”, celebrou Caiado, ao lado do secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Rodney Rocha Miranda.

O secretário observou que os crimes corriqueiros, como furto a residência e comércio tiveram reduções substanciais. “Homicídio, estupro, tentativa de homicídio, roubo de veículo, roubo a comércio e furto de veículo, também, com uma grande redução”, complementou Rodney. 

Os números de tentativas de homicídio e de roubos a transeuntes, de veículos e comércios também atingiram o menor patamar registrado durante o mês de fevereiro, se considerados os últimos 5 anos. 

Ronaldo Caiado atribuiu os bons resultados ao comprometimento dos agentes de segurança pública, que mesmo em meio a tantas adversidades, mantiveram a retidão e o compromisso com a missão de proteger o cidadão. O governador destacou o exitoso trabalho das polícias em operações que desarticularam 12 quadrilhas, muitas delas especializadas na explosão de caixas eletrônicos. 

Ele ressaltou o maior desempenho das polícias em relação ao ano passado, com elevação de 1200 para 1700 operações. “Vocês passaram a dar segurança à população do estado de Goiás, diminuindo todas as taxas e reduzindo também os homicídios praticados no estado mostrando o nível do trabalho da inteligência junto à segurança de todos os goianos”, disse no discurso durante a solenidade que marcou também o lançamento oficial da Operação Carnaval 2019 e a sanção da Lei que acaba com a 3ª classe entre as forças de segurança.  

Caiado diz reconhecer o valor dos policiais 

O governador Ronaldo Caiado fez questão de dar a notícia, pessoalmente, aos policiais militares, civis e bombeiros. “Hoje, governador de Estado, reconheço de público que vocês foram o sustentáculo do nosso governo nesses 60 dias”, comemorou o governador que criticou o “tratamento discriminatório e, ao mesmo tempo, pejorativo”, dado pelo governo anterior “àqueles que fazem o combate à criminalidade no nosso Estado”.

A nova lei extingue a carreira de praça da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar, a categoria de soldado de terceira classe, a classe de escrivão e agente de polícia substituto, além de suprimir todas as referências à classe inicial das carreiras de assistente de gestão prisional e de agente de segurança prisional. 

“Nós não temos o direito de criar terceira categoria em nenhum setor, seja na saúde, na educação, na segurança pública e, hoje, nós estamos cumprindo esse nosso compromisso”, ressaltou o governador.

O governador afirmou que seu próximo ato, voltado para as polícias goianas, é encaminhar à Assembleia Legislativa (Alego), um projeto para que os familiares dos policiais mortos em confronto, recebam auxílio do Governo do Estado.

Operação Carnaval

O governo apresentou ainda as medidas que serão adotas durante a Operação Carnaval 2019, que tem como alicerce a integração e a cooperação no trabalho das forças de segurança pública. São 76 municípios com segurança reforçada durante o feriado, com atenção especial nas cidades turísticas de Caldas Novas, Pirenópolis, Goianésia, Alto Paraíso e Cidade de Goiás. 

A grande novidade deste ano é o uso de helicópteros pela Polícia Militar, que ficarão baseados nos cinco municípios destacados, além da ajuda de drones em serviços de vigilância. A PM também vai contar com o reforço de três mil homens e um efetivo de apoio de 565 policiais, que serão deslocados de outras regiões que não têm festa de carnaval. 

Haverá também reforço nos efetivos da Polícia Rodoviária Federal (PRF), agentes do sistema prisional e nas equipes do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), com todas as inteligências em regime de plantão.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »