06/03/2019 às 18h22min - Atualizada em 06/03/2019 às 18h22min

Include , projeto da Campus Party chega ao Guará

Zuleika Lopes
Zuleika Lopes


 A tecnologia aliada a inclusão digital e de mãos dadas com os deficientes físicos de toda natureza foi o tema da aula inaugural no Guará, do Include, projeto tecnológico do Instituto Campus Party Brasil em parceria com o Sesi, que aconteceu na tarde de quarta-feira (6), na sede do Centro Comunitário Cisne Branco da Marinha do Brasil, localizado na AE20 do Guará I. Os anfitriões do evento foram os deficientes físicos, alunos de altas habilidades, seus pais, as voluntárias Cisne Branco e os professores que desenvolvem projetos especiais de tecnologia com estes alunos, que receberam com muita alegria o ministro de Tecnologia, astronauta Marcos Pontes, a primeira-dama Michelle Bolsonaro, o senador Izalci Lucas, o general Villas Boas, a deputada federal Paula Belmonte, Francesco Farraggia, presidente da Campus Party, a administradora do Guará, Vânia Gurgel e o secretário de tecnologia do DF, Gilvan Máximo.
O objetivo do projeto, que já está em desenvolvimento na área da Marinha em Santa Maria-DF, é propiciar a jovens e crianças moradores de áreas afastadas dos grandes centros ou áreas urbanas com risco de vulnerabilidade social, um espaço maker, onde quem não possui acesso à tecnologia poderá tê-lo e usar a criatividade e conhecimento, desenvolvendo competências nas aulas de eletrônica, mecânica, programação, sensores, robótica, e ter contato com drones, impressoras 3D, e óculos de realidade virtual.
 Michelle Bolsonaro e comunidade do Guará tiveram a oportunidade de ver de perto o que a tecnologia tem feito em prol da inclusão digital de deficientes físicos. Adolescentes, com paralisia cerebral, já podem acender e apagar luzes, ligar e desligar um ventilador e usar o computador para navegar na internet ou escrever no Word, programa de texto. Foram depoimentos emocionantes das mães destes ilustres personagens que fazem testes neste projeto. “Estou muito feliz, com a ajuda dos nossos ministros e do presidente da República Bolsonaro, espero que sejam sensíveis a causa de vocês. Iniciei em 2015 o trabalho com deficientes e já evolui para as Síndromes Raras. É a minha luta, minha causa. Sinto a dor que vocês sentem, espero corresponder às expectativas de todos e peço a Deus, que me capacite”, disse à primeira-dama.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »