Quem matou a Lava Jato? Há ministros no STF que são apontados como traidores da Pátria. Em síntese, o Supremo Tribunal Federal é a vergonha do Brasil.
Esse foi o tom das manifestações deste domingo contra a decisão do STF, que mandou o julgamento de crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e Caixa 2, antes nas mãos da Justiça Federal, para o colo da Justiça Eleitoral.
As manifestações foram convocadas pelas redes sociais. Teve muita gente nas ruas das principais cidades do País.
No Rio, uma faixa chamando o Supremo Tribunal Federal de “vergonha” é um dos muitos exemplos dos protestos. As manifestações acontecem justamente no dia em que a Lava Jato completa 5 anos.
A operação denunciou 426 pessoas em cinco anos e mandou figuras ilustres da República para a prisão. Entre eles, o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva.
A maior concentração foi em Brasília. Mesmo debaixo de chuva, centenas de pessoas se aglomeraram na Praça dos Três Poderes. A palavra de ordem era ‘Vamos limpar o Supremo’.
No Recife, um homem sintetizou o clima das ruas: traidores da pátria, dizia um cartaz em suas mãos. E apontava como ‘judas’ os ministros Gilmar Mendes, Celso de Mello, Marco Aurélio, Alexandre de Moraes, Dias Tofolli e Ricardo Lewandowski.
Foram justamente esses ministros que votaram para enterrar a Lava Jato.