22/03/2019 às 17h35min - Atualizada em 22/03/2019 às 17h35min

Decisão sobre HC é adiada e Temer passará fim de semana na cadeia

Apenas o colegiado irá analisar o pedido de liberdade. Resultado sai na próxima quarta-feira (27/3)

O desembargador Ivan Athié, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, deixou para que o colegiado analise o pedido de liberdade do ex-presidente Michel Temer (MDB). Assim, o habeas corpus impetrado pela defesa de Temer será julgado só na próxima quarta-feira (27/3) e o emedebista passará o fim de semana na prisão.

Assim, caberá aos membros da Primeira Turma da Corte decidir se o ex-presidente da República poderá ou não responder ao processo em liberdade. Além do desembargador Athié, Abel Gomes e o juiz federal Vlamir Costa – que está cobrindo as férias do desembargador Paulo Espírito Santo – terão direito ao voto.

 

Entenda
No fim da tarde desta quinta-feira (21/3), a defesa do ex-presidente entrou com o pedido de liberdade do político. Temer foi preso preventivamente na operação Descontaminação, um desdobramento da Lava Jato fluminense.Parte da apuração se refere ao pagamento de propinas para a construção da usina Angra 3, no Rio de Janeiro.

A investigação teria como base as delações do empresário José Antunes Sobrinho, ligado à Engevix, e do operador financeiro Lucio Funaro. Sobrinho citou acordo sobre “pagamentos indevidos que somam R$ 1,1 milhão, em 2014, solicitados por João Baptista Lima Filho, coronel da reserva da Polícia Militar e amigo de Temer desde os anos 80, e pelo ministro Moreira Franco, com anuência do então presidente, no contexto do contrato da AF Consult Brasil com a Eletronuclear.

Além de Temer, Moreira Franco e o coronel Lima, os pedidos de prisão atingem Maria Rita Fratezi, arquiteta e mulher do coronel Lima; Carlos Alberto Costa, sócio do coronel Lima na Argeplan; Carlos Alberto Costa Filho, diretor da Argeplan e filho de um dos envolvidos na operação; Vanderlei de Natale, sócio da Construbase e Carlos Alberto Montenegro Gallo, administrador da empresa CG IMPEX.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »