29/04/2019 às 18h51min - Atualizada em 29/04/2019 às 18h51min

Novacap reativa fábrica de concreto e promove inclusão social

 
 
(Brasília-DF, 29/04/2019) - Quem passa, nem vê. De tão acostumados, os olhos já não registram como informação relevante. Mas os blocos de concreto que formam os meios-fios estão em todas as vias, demarcando onde estão as pistas de rolamento, os canteiros e as calçadas.
 
Parte de todo o concreto de meios-fios do Distrito Federal é produzida na Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil – Novacap. Após um período de readequação do local, a fábrica de concreto voltou a funcionar e já está produzindo, além dos blocos de meio-fio, lajes de diferentes tipos, tijolos, bancos e tampas de boca de lobo.
 
Mais de 80% da matéria-prima vem de descarte de outras obras, que passam por um processo de reciclagem e voltam em forma de peças de concreto para beneficiar toda a população.
 
O funcionamento da fábrica resulta de uma parceria entre a Novacap e a Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso – Funap.  São cerca de 15 apenados que estão em regime semiaberto, aprendendo a produzir peças de concreto sob a orientação e os cuidados de funcionários da Novacap.
 
Para o presidente Cândido Teles, a fábrica de concreto cumpre duas funções essenciais: “além da produção das peças, a Companhia promove a inclusão e o resgate social de pessoas que precisarão retornar ao mercado de trabalho”.
 
Por semana são feitos cerca de 200 blocos de meio – fio, 4 lajes e 2 bancos, podendo variar de acordo com a necessidade do Governo do Distrito Federal.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »