30/06/2019 às 06h10min - Atualizada em 30/06/2019 às 06h10min

Sabotagem? Fazenda pede perícia da polícia em datacenter após pane

Secretário não descarta a possibilidade de incidente ter causa proposital. Sites e serviços do governo local ficaram fora do ar por horas

Secretaria de Fazenda, Planejamento, Orçamento e Gestão (SEFP) pediu à Polícia Civil que faça perícia para identificar a causa da pane, ocorrida nessa sexta-feira (28/06/2019), nos equipamentos que armazenam os dados de todos os sites e sistemas hospedados no datacenter (foto de destaque) do Governo do Distrito Federal (GDF).

Em decorrência do incidente, os acessos aos sistemas e portais do governo ficaram indisponíveis durante a tarde e a noite de ontem. Para solucionar o problema, foram acionadas equipes técnicas da Subsecretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (SUTIC), do fornecedor e do fabricante do equipamento.

“Não descartamos a possibilidade de sabotagem, pois uma série de dispositivos de redundância e de pane não funcionaram, demandando ação imediata da equipe que conseguiu restaurar os serviços e eliminar a ameaça”, disse ao Metrópoles o secretário de Fazenda, André Clemente.

O problema foi identificado e sanado por volta das 22h. Com isso, o acesso aos serviços do governo foi normalizado perto de 1h deste sábado (29/06/2019).

Os sites da Agência Brasília e de secretarias, como de Educação e de Segurança, foram afetados. O evento atingiu, ainda, o sistema de bilhetagem do Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans) e afetou a recarga de cartões. Alguns sites estavam acessíveis, como a pasta da Fazenda, Planejamento e Gestão e a Polícia Civil.

FACEBOOK/REPRODUÇÃO

Facebook/Reprodução

Facebook/Reprodução

Salvar

A pane ocorreu na mesma semana em que o governador Ibaneis Rocha (MDB) revelou a dificuldade do Executivo local para fazer a internet funcionar no próprio Palácio do Buriti, durante o lançamento dos testes da tecnologia 5G no Biotic/SA. “Eu gostaria de resolver o problema da internet no Palácio do Buriti, porque não funciona”, desabafou Ibaneis, na quarta-feira (26/06/2019).
 

Outros órgãos governamentais ficaram off-line, como a Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) e o Portal da Transparência. O apagão impediu que usuários fizessem consultas e acesso a serviços digitais.

Segundo o GDF, técnicos da Subsecretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Sutic), da Secretaria de Fazenda, Orçamento, Planejamento e Gestão identificaram a origem da queda do sistema. Houve uma avaria em um equipamento de armazenagem de dados.

Datacenter

O datacenter do GDF foi ampliado em 2017 e funciona no primeiro andar do edifício da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), próximo ao Palácio do Buriti. A ampliação física custou ao DF R$ 5,5 milhões, e o espaço virtual, R$ 6,7 milhões.

A área física útil passou de 130 para 260 metros quadrados, e a capacidade de armazenamento alcança 2,5 petabytes (aproximadamente 2,5 quadrilhões de bytes) – antes, a capacidade era de 1,4 petabyte.

A ampliação da central viabilizou a expansão da rede corporativa GDFNet, que interliga 470 unidades governamentais. Algumas delas são essenciais para o funcionamento do GDF e para a população, como o Portal da Transparência, o Na Hora, o Portal do Voluntariado e o Sistema de Bilhetagem Eletrônica da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF).

O datacenter é responsável por atender toda a administração direta e indireta. Funciona ininterruptamente, com monitoramento eletrônico e controle de acesso, geradores próprios de energia e subsistemas com redundância. Tudo isso para garantir a disponibilidade dos serviços e sistemas corporativos. (Com informações da Agência Brasília)

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »