07/07/2019 às 06h58min - Atualizada em 07/07/2019 às 06h58min

‘Querem tomar a Amazônia, mas não vamos deixar’

O presidente da República, Jair Bolsonaro, comparou na noite deste sábado, 6, o Brasil a uma virgem ‘que todo tarado quer pegar’, numa referência às grandes potências mundiais que estão de olho na Amazônia brasileira.  “Sabem o que é ‘triplo A’?”, perguntou Bolsonaro aos jornalistas. “É Andes, Amazônia e Atlântico. (São) 136 milhões de hectares. E o primeiro mundo quer para ele a administração destas áreas”, disse.

Na saída do Alvorada, onde foi cumprimentar um grupo de simpatizantes, Bolsonaro também criticou a postura de presidentes que o antecederam em reuniões internacionais, como a do G-20, ocorrida no fim de junho no Japão. Segundo ele, seus antecessores retornavam dos encontros e promoviam a demarcação de “dezenas de áreas indígenas”.

“Você consegue imaginar o tamanho da Região Sudeste?”, questionou Bolsonaro. “Uma área maior do que isto está reservada para índio. O índio não tem poder de lobby. Quem faz a demarcação, se não tem poder de lobby? É ONG (Organização Não-Governamental), grana de fora do Brasil.”

Para o presidente, o que o “outro mundo” quer é preservar estas áreas para exploração no futuro. Bolsonaro criticou ainda as discussões que ocorrem no âmbito da ONU para a autodeterminação dos povos indígenas. De acordo com o presidente, a intenção é criar “novos países dentro do Brasil”.

“Uma cidade com 9 mil habitantes é uma cidade pequena”, pontuou Bolsonaro, para tratar em seguida da situação dos índios ianomâmis no Brasil. “A área dos ianomâmis é duas vezes o tamanho do Rio de Janeiro.” Ele garantiu que o Brasil não vai se submeter aos “caprichos” de quem quer criar novos países dentro do Brasil.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »