08/07/2019 às 15h07min - Atualizada em 08/07/2019 às 15h07min

“Senhor das Armas” e PM da reserva são presos em operação da PCDF

Cabo da Polícia Militar tem parentesco com líder de grupo criminoso acusado de tráfico, venda e aluguel de armamentos

grupo criminoso preso nesta segunda-feira (08/07/2019), especializado na venda, aluguel e tráfico interestadual de armas e munições, transformava os armamentos para torná-los mais letais. Segundo a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), os artigos fabricados chegavam a ser comercializados por até R$ 6,5 mil. As alterações incluíam a colocação de lunetas e rajadas em pistolas. Escopetas também tinham a estrutura modificada para facilitar o manuseio, tendo os canos serrados.

Entre os 11 detidos na operação, está um cabo da reserva da Polícia Militar do DF. Luiz Rodrigues dos Santos foi surpreendido pelos agentes na casa onde mora, em Santa Maria. “Ele tem parentesco com um dos investigados considerado o líder do grupo”, explicou o delegado Diego Castro, da Delegacia de Repressão a Roubos e Furtos (DRF). A Justiça decretou prisão preventiva do suspeito.

Ronilson Carvalho da Mota (foto em destaque), conhecido como “Senhor das Armas”, apontado como chefe da organização, foi preso na mesma região administrativa. Ele era segurança armado de uma empresa de transporte de valores. Na residência dele, os policiais apreenderam celulares e documentos. Casado e com cinco filhos, Ronilson guardava na garagem dois carros importados e um jet-ski.

A corregedoria da PM acompanhou a prisão do cabo da reserva. A PCDF levou o praça para a Papudinha, onde ficam os militares acusados de crimes. Luiz Rodrigues dos Santos foi alvo de outras diligências por parte da corporação, mas elas não foram detalhadas. Ronilson, por sua vez, já respondeu por embriaguez ao volante e tentativa de homicídio.

“São pessoas de alta periculosidade. Adulteravam as armas para aumentar o poder de destruição. Chegavam, inclusive, a fabricar armamentos. Essa prática torna o crime ainda mais grave, hediondo”, explicou o delegado Fernando Cocito, diretor da DRF.

As investigações tiveram início há três meses. Durante as interceptações telefônicas, os policiais flagraram diversas negociações criminosas. “Há uma média de quatro a cinco armas vendidas por mês. Uma delas foi comercializada por R$ 6,5 mil. Detectamos que o cliente exigiu que tivesse seletor de rajada, o que tornou o produto mais caro”, completou o delegado Diego Castro.

 

quadrilha é acusada de alimentar o mercado paralelo de armas usadas na prática de crimes como homicídios, latrocínios e tráfico de drogas. Foram expedidos, ao todo, 15 mandados de prisão preventiva, além de 16 de busca e apreensão nas regiões administrativas de Taguatinga, Santa Maria, além de Novo Gama e Cidade Ocidental, municípios goianos localizados no Entorno do Distrito Federal. Entre os foragidos, um está viajando e foi para Caldas Novas, cidade turística de Goiás que fica a 400 km do DF.

As investigações que deram origem à Operação Yuri Orlov – russo considerado um dos maiores traficantes internacionais de armas do mundo – monitoraram os suspeitos durante as transações envolvendo revólveres, pistolas e outros armamentos de grosso calibre, a exemplo de fuzis e escopetas.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »