A partir desta terça-feira (16) o Departamento de Trânsito do Distrito Federal lança, a partir das 9h, na Administração Regional do Guará, o Projeto Detran nas Cidades. A autarquia utilizará um ônibus equipado para realizar atendimentos presenciais, oferecendo consulta de débitos, impressão de boletos e emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). O BRB Móvel e empresas de parcelamento também participarão do projeto, a fim de possibilitar o pagamento de eventuais débitos, permitindo a regularização e emissão do CRLV no mesmo dia.
A ideia é oferecer o serviço de emissão do CRLV 2019 sem que o cidadão tenha que se deslocar até um posto de atendimento, já que se aproxima o início da cobrança do licenciamento, que ocorrerá em setembro. O atendimento será das 9h às 17h, em dias úteis, com a expectativa de realizar 100 atendimentos por dia.
A cada semana o ônibus estará em uma região administrativa (RA), na seguinte ordem: Guará, Ceilândia, Taguatinga, Samambaia, Riacho Fundo II, Santa Maria, Núcleo Bandeirante, Estrutural, São Sebastião e Varjão. E, posteriormente, nas demais que tiverem interesse em receber o projeto.
O projeto estará à disposição da sociedade entre julho e novembro – período de maior procura nos postos para a emissão do documento do ano vigente – e permanecerá nas RAs conforme a demanda da região. Haverá atendimento humanizado para pessoas com mobilidade reduzida.
A fiscalização do licenciamento de 2019 seguirá o calendário definido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A exigência terá início no 1º dia de cada mês, a começar de setembro, conforme o final da placa do veículo.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, transitar com o veículo não licenciado é considerado infração gravíssima e resulta em sete pontos na CNH, recolhimento do veículo e multa de R$ 293,47.