30/07/2019 às 07h12min - Atualizada em 30/07/2019 às 07h12min

Militares do Exército trabalham na pavimentação de trecho da BR 163 no Pará .

 Brasília, 17/06/2019 - Com o fim do período de chuvas, militares do 8º Batalhão de Engenharia de Construção (8º BEC) do Exército Brasileiro, localizado em Santarém (PA), retomaram o trabalho de pavimentação asfáltica de trecho da BR -163, no Pará, importante via para escoar a produção de grãos da região Centro-Oeste.

Cerca de 405 militares trabalham na pavimentação de 65 quilômetros da rodovia entre o município de Novo Progresso (PA) e o distrito de Moraes Almeida (PA). A mobilização teve início, na segunda quinzena de maio.
 

Os militares do 8º BEC são responsáveis pela preparação do material usado na pista e pela colocação do asfalto. Esse trecho da rodovia é um dos principais corredores para os grãos produzidos no Estado de Mato Grosso chegarem ao Porto de Miritituba, no Pará.

O diretor de Obras de Cooperação do Exército, General Paulo Roberto Viana, destaca o grande volume de veículos que percorre diariamente a BR-163. O trecho dá acesso aos terminais fluviais de Miritituba e Santarem, ambos no Pará. 
“Em torno de 3 mil carretas transitam nessa rodovia por dia. Hoje, aquela região é um dos mais importantes eixos de exportação do nosso PIB para os Portos da Ásia, Europa e, assim por diante”, declarou.

São os integrantes do 8º BEC que produzem a brita e o asfalto usados na pavimentação do trecho. O trabalho dos soldados é realizado sob a orientação de um grupo de militares do Exército especializados na área de engenharia.
 
                                                    

Pedro Carlos Ferreira trabalha transportando grãos do município de Sinope, no Mato Grosso, até o porto de Miritituba, no Pará. O motorista destacou que, por causa das más condições de preservação da estrada, antes ele saía de Mato Grosso sem ter previsão de chegar ao seu destino. Agora, o caminhoneiro Pedro assegura que a situação da BR está bem melhor. “Está ficando bom para trabalhar. A gente consegue fazer uma média melhor no caminhão por causa dos buracos, não tem tanto buraco na pista”, ressaltou.

O paranaense João Hildo Barbosa Filho também afirmou que as condições para dirigir na estrada melhoraram bastante. “Hoje praticamente está tudo asfaltado, o que não está asfaltado está bem regularizado, cascalhado, bem arrumado para andar”, esclareceu.

As obras entre o município de Novo Progresso e o distrito de Moraes Almeida são realizadas por meio de convênio firmado entre o Exército e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), que repassou à Força Terrestre o valor de 130 milhões de reais para pavimentação dos 65 quilômetros na rodovia.

 

 

 


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