10/08/2019 às 07h20min - Atualizada em 10/08/2019 às 07h20min

​Inaugurada a primeira Faculdade de Santa Maria

Faculdade Brasília, do sonho a realidade.

VITAL FURTADO
Correio de Santa Maria
Fotos do Correio de Santa Maria

            “A Faculdade Brasília, cujo projeto já existia que era o de implantar uma Instituição genuinamente da cidade por se tratar de um local de grande potencial e uma população necessitada de cursos dos níveis oferecidos pela instituição. Porém, os alunos não tendo essa benfeitoria a disposição eram obrigados a viajar cerca de cinqüenta (50) quilômetros por dia para estudar, dependendo do curso que iria fazer. Dentro dessa necessidade o grupo optou por Santa Maria, com objetivo único em criar uma escola pioneira com considerável investimento, acreditando que a população vai usufruir dessa estrutura para buscar uma vida melhor através de uma educação superior.
            Sensibilizado com a condição das famílias carentes, foi levado em consideração até o próprio preço das mensalidades dos cursos. “Nós combinamos uma qualidade alta com um preço relativamente baixo, exatamente para que a população toda possa ter acesso, ou seja; para que caiba no orçamento das famílias de Santa Maria e Região.“ “O Diretor Geral da Instituição, Dr. Enildo Viana, salienta que alcançar essa realização percorreu uma árdua caminhada, mas, teve o privilégio de contar com parceiros como o administrador da época, Hugo Gutemberg.” A administração local com o prof. Hugo Gutemberg e atualmente com Miro Gomes, nos apoiou e apoia decisivamente desde o primeiro momento a nossa plataforma desse projeto Educacional. Foi muito importante naquele momento, porque ao chegar numa cidade, seja ela qual for você procura em primeiro lugar o Poder Público. “Se tal Poder não apoiar um projeto educacional a gente enfrenta mais dificuldades ainda. Portanto, o apoio que nos foi dado no início e atualmente foi fundamental para caminharmos rápido e entregarmos hoje essa escola pronta para atender o aluno.” 
            Enildo disse ainda que, o sentimento de transformar um sonho em realidade é de realização e gratidão. “Nos estamos com apenas trinta (30) dias de captação de alunos, iniciada em 10 de julho, e já temos quatro turmas de alunos para começar agora em 19 de agosto.”
            “Então, a adesão e apoio popular foi surpreendente. Estamos motivados e surpresos com a percepção da população em apoiar o nosso projeto. E o nosso sentimento é a comunidade de Santa Maria ter a honra de dizer que agora tem uma faculdade para chamar de sua. Isso mostra que o nosso projeto é o de aproximar cada vez mais a escola da cidade”.
            “Portanto, conclamo a comunidade a acreditar em um mundo melhor, em um futuro com qualificação profissional. Com educação superior podemos vencer qualquer desafio da vida. Você tem que estar preparado. “E o preparo vem com educação, principalmente com educação superior, finalizou. “ 
            “Estiveram presentes ao evento O Dr. José Eduardo Sabo - (do MPDFT), Professora Iara Xavier (Ass. da Edux Consultoria), Dr. Délio Lins e Silva (Pres. da OAB/DF), Drª Núbia Bragança (Fed. Ass. Judiciária), Dr. Robson Teixeira (Procurador do DF), Dr. Severino Cajazeiras (Sec de Estado representando o GDF), Jason Albuquerque (Sec. Exec. do Inst. Albuquerque e rep. oficial da Napoleon Hill Fundation do EUA- Master Mind), Zora Viana (Psicóloga, Neuro Psicóloga, Psicodramatista CEO do Grupo Atitude Emocional), autoridades militares, eclesiásticas, representantes de parlamentares. Administrador Miro Gomes (representando ainda a deputada Jaqueline Silva), Ex administrador José Ricardo do Nascimento, Daniel do Radar  comunidade em geral.

                                                                            

“Opinião do Ex-administrador e Morador da cidade, Hugo Gutemberg:
           
“Tive o privilégio de participar desse projeto da seguinte forma: Fui procurado pelos idealizadores do projeto em busca de uma área apropriada e com dimensões que comportava uma Faculdade, e nesse processo nasceria uma faculdade da etapa ZER0, ou seja, a edificação, criação e registro em Santa Maria (sem extensão vinda de fora). A partir daí, mobilizamos alguns agentes da cidade, indicamos a área e após o grupo adquirir o terreno, ajudamos no estudo de projeção de construção, ou seja, a capacidade de uso da área para que num futuro breve com a expansão da Faculdade fosse possível aumentar a edificação, inclusive, estava previsto na LUOS e os investidores já tinham essa preocupação com a possibilidade futura de que dimensão poderia se construir no terreno. Em seguida, saiu da parte de encontro de área a foi para a implantação e credenciamento junto ao MEC. Dentro da burocracia do MEC, eles passaram por uma certificação muito dura que foi o registro do curso, o que não foi fácil. Inclusive, em uma das visitas do MEC eu tive o prazer de acompanhar para mostrar que a administração estava apoiando o projeto por ser muito interessante para a cidade”.
            “Depois disso foi obra, obra e obra. “Outro fator de grande importância é a capacidade de gestão dos idealizadores. São pessoas que entendem como funcionam as coisas, são muitos rigorosos, cumpridores da Legislação, os quais podem ser chamados de pessoas legalistas. Tanto o planejamento quanto a execução para a implantação dessa Faculdade em Santa Maria, teve um contorno muito forte no que diz respeito à atuação deles junto aos órgãos públicos. Eu ficava muito feliz em estar participando desse processo por conta da forma profissional com que eles conduziam a implantação dessa Instituição de Ensino Superior, e digo mais; valorizando muito a cidade. Estudaram a área, verificaram vocações locais para a indústria e comércio. Portanto, eles estão preparados para trazer esse grande e útil benefício para a Santa Maria.”
            “Como morador, não tenho dúvida em dizer que a Faculdade Brasília vem qualificar ainda mais a cidade por ser uma Instituição de Ensino Superior nascida na cidade, isso transforma o status do local que impacta diretamente até no IDH da cidade. Outra questão é que valoriza a prata da casa sabendo que os cursos da faculdade são cursos vocacionados para a região.“ “No planejamento que a Faculdade tem para o segundo semestre, terão novos cursos com vocação para atender o publico local, e para Santa Maria, valoriza a questão imobiliária das quadras 400 e 500 que, querendo ou não, aquela área não tinha a devida atenção do desenvolvimento econômico da cidade. Porém, com uma Faculdade dessa magnitude e dimensão, teremos aí uma mudança de eixo que levará outros comércios secundários para aquela região.“
 “Daniel do Radar, presente ao evento enaltece a Instituição.
            “A inauguração da Faculdade Brasília em Santa Maria é um marco histórico na cidade.

            Quero expressar a minha felicidade pela inauguração dessa Instituição de conceito a qual nós podemos chamar realmente de nossa.
            Já tivemos outras aqui, mas que eram pólo de extensão, e hoje, podemos dizer que temos uma faculdade raiz da cidade e com sede própria. “Isso é muito importante porque é geração de emprego, qualidade de vida e nós temos que estimular novos empreendedores a entram na cidade.
            O local em que essa faculdade se encontra, que é na Avenida Santa Maria, por muitos anãos foi utilizada pela especulação imobiliária e grilagem de terra.
            Portanto, hoje, você ter uma Instituição desse porte e vindo outros para somar e agregar mais valor ao comércio da nossa comunidade temos que abraçar isso com unhas e dentes porque só vem a valorizar ainda mais Santa Maria”, disse. Quero aqui parabenizar essa equipe da Faculdade Brasília por acreditar que só a Educação é capaz de mudar rumos e vidas e transformar pessoas em verdadeiros cidadãos de bem, disse.”
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »