11/08/2019 às 06h21min - Atualizada em 11/08/2019 às 06h21min

Moro vê ação para melar Lava Jato e soltar Lula

O alerta é de Sérgio Moro – que caba de completar 47 anos e deixou para trás um curto período que esotéricos chamam de inferno astral: os ataques desferidos contra ele, como ex-juiz da Lava Jato, e a Deltan Dallagnol, chefe da força-tarefa da maior operação contra a corrupção no País, têm por objetivo anular as ações e tirar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva da cadeia.

Em entrevista à revista Istoé que chega às bancas neste fim de semana, o ministro da Justiça e Segurança Pública Moro admite que nem tudo são flores em seu caminho. Mas sabe que tem meio para retirar os espinhos e jogar para longe.

Moro, segundo a revista, está tranquilo em relação ao vazamento de mensagens dele. Entretanto, admite que a contínua divulgação de mensagens trocadas com procuradores e obtidas ilegalmente a partir da violação de celulares, por mais que não tenham revelado nenhuma ilicitude até agora na atuação do ministro enquanto juiz da Lava Jato, causa-lhe ranhuras indiscutíveis.

A revista lembra que nos corredores do Congresso, onde brotam toda espécie de artimanhas políticas, já se fala abertamente que Moro está cada vez mais distante da vaga de ministro do STF, o que lhe restaria engatar uma carreira político-partidária, aproveitando que sua imagem junto à sociedade permanece inabalável.

O quadro é tão favorável a Moro, que pesquisas de opinião pública mostram que a avaliação pessoal do ministro até melhorou depois que o site The Intercept, do jornalista americano Glenn Greenwald, deflagrou o vazamento dos diálogos. Para Moro, a invasão de privacidade foi criminosa e a divulgação extremamente sensacionalista.

Mas nem por isso o ministro defende defende punições ao jornalista. Na entrevista ele assegura que Greenwald não será deportado. Muito menos planeja se aproveitar do episódio para entabular uma carreira política.

Apesar de cultivar boa reputação perante à sociedade, Moro não se deixa seduzir pelo canto da sereia. Por ora, recusa a possibilidade de vir a ser candidato a presidente da República ou mesmo a participar do processo de reeleição de Bolsonaro, sendo seu vice, como se comenta nos bastidores. “Minha missão está no Ministério da Justiça, onde devo dar sequência no combate à corrupção e na intensificação de medidas contra o crime organizado”, resumiu, segundo texto da Istoé.

A certeza de que não cometeu nenhuma infração ética mantém o ministro com foco no trabalho que elegeu como prioritário. Ele comemora o fato de que, no seu entender, a impunidade já não prevalece mais no País e que o trabalho à frente da pasta da Justiça, mesmo incipiente, já contribuiu de forma decisiva para a redução em 20% no índice de assassinatos.

O certo é que, mesmo sob fogo cruzado, o ex-juiz não perde a serenidade que o consagrou. O ministro garante que se seus detratores tivessem constatado alguma irregularidade contra ele, como a condenação de algum inocente ou a inclusão de uma única prova ilegal contra as centenas de pessoas que ele mandou para trás das grades, certamente deixaria o cargo. “Se fosse apresentado algo que eu tenha feito de ilegal, ilícito ou imoral, eu deixaria o cargo, mas o que eu vi foi um monte de bobagens”, sublinhou.

Sergio Moro está convencido de que o objetivo do vazamento de suas mensagens pessoais é soltar Lula, impactar a Lava Jato e anular condenações. O Brasil, de fato, parece reeditar fatos ocorridos na Itália durante os anos 90, quando a Mãos Limpas teve sua confiança corroída, depois de as principais figuras da operação sofrerem acusações de abuso de poder. “Uma vez, um juiz julgou quem havia escrito a lei. Primeiro mudaram o juiz. Logo em seguida, a lei”. O verso foi escrito em 1973 pelo cantor italiano Fabrizio De André. O ministro da Justiça quer evitar que a história se repita como farsa, enfatiza Istoé.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »