14/08/2019 às 06h20min - Atualizada em 14/08/2019 às 06h20min

Vídeo. Assessor de deputado cospe em porteiro após discussão no DF

Haikal Rios é assessor da Comissão de Educação, Saúde e Cultura, presidida por Jorge Vianna. Deputado disse que funcionário será exonerado

Metrópoles
O morador de um condomínio no Itapoã foi flagrado ofendendo e cuspindo no porteiro do residencial após ter sido impedido de entrar porque não estava cadastrado no sistema de segurança. O caso ocorreu no último sábado (10/08/2019) e foi registrado na 6ª Delegacia de Polícia (Paranoá) como injúria. O suspeito foi identificado como Haikal Luiz Vieira Rios, assessor da Comissão de Educação, Saúde e Cultura da Câmara Legislativa, presidida pelo deputado distrital Jorge Vianna (Podemos).
 

A filmagem mostra Haikal discutindo com o porteiro, que está no interior de uma guarita. Exaltado, ele xinga o profissional de “babaca”, diz que não vai sair do local, manda o homem calar a boca e cospe nele.

Nesse momento, outro morador intervém e diz que o registro é exigência da administração. “Se você não sabe quem sou eu, eu toco essa m…, eu colaboro. Tá aqui a p… da placa do carro, o meu RG está na mão dele. Ele só pode é liberar. Não saio daqui nem f…”, exalta-se Haikal.

Em seguida, Haikal termina de beber uma garrafa de cerveja e senta no capô do carro, um Mercedes C-180. A confusão só acaba quando o advogado do condomínio chega, mas essa parte não aparece no vídeo.

A delegada Jane Klébia, chefe da 6ª DP, disse que será assinado um termo circunstanciado de ocorrência e o caso será encaminhado à Justiça. A punição para injúria é de 3 meses a 1 ano de detenção, geralmente convertida em penas alternativas.

Exoneração

Ao tomar conhecimento do caso na noite desta terça-feira (13/08/2019), o deputado Jorge Viana disse, por meio de assessoria, que o servidor comissionado será exonerado.

“O parlamentar informa à sociedade brasiliense que o referido servidor será exonerado na quarta-feira (14/08/2019) para que, em cumprimento ao constitucional direito de defesa e amplo contraditório, possam os fatos serem rigorosamente apurados na forma da lei, vindo ao final a ser adotadas as providencias cabíveis”, diz trecho da nota.

A assessoria do deputado disse ainda que o distrital “apresenta os sinceros pedidos de desculpas pelo lamentável episódio, uma vez que esta não é a postura defendida e exigida, pelo parlamentar, à toda equipe de colaboradores, com a qual compartilha o mandato”.

A reportagem não conseguiu contato com Haikal nem com o porteiro alvo da agressão.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »