22/08/2019 às 07h01min - Atualizada em 22/08/2019 às 07h01min

PCDF faz operação contra quadrilha que praticava golpe da “saidinha”

Organização criminosa causou prejuízo de cerca de R$ 500 mil às vítimas no Distrito Federal

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) deflagrou a Operação Recompensa nas primeiras horas desta quinta-feira (22/08/2019). A mobilização de delegados e agentes da corporação tem como objetivo cumprimento de sete mandados de prisãopreventiva e três de busca e apreensão. A organização criminosa alvo da ação é responsável por prejuízo estimado em R$ 500 mil em golpes no DF.

De acordo com informações da 18ª Delegacia de Polícia (Brazlândia), que coordenou a operação, o bando era 
investigado há oito meses. Nesse prazo, foi possível identificar que o grupo praticava, em todo o território nacional,golpe conhecido por vários nomes, entre eles, o “conto do paco”, “conto do achadinho”, “golpe da saidinha” ou “pacote de dinheiro”.
 

Os criminosos tinham como público de preferência idosos, aposentados, pensionistas, pessoas pobres ou com alguma deficiência intelectual. O tipo de modalidade criminosa escolhido pela quadrilha é um dos golpes mais comuns. Consiste em deixar uma isca, como uma carteira com documentos e dinheiro, que é localizado pela vítima.

Ao restituir o objeto ao dono – um criminoso –, o bandido diz que dará recompensa à pessoa e pede para ser acompanhado até o local onde pagará a suposta recompensa. Neste momento, a vítima é roubada.

No DF, a quadrilha vinha atuando desde 2018 nas regiões de Brazlândia, Taguatinga, Recanto das Emas, Núcleo Bandeirante e Ceilândia, entre outras. Cerca de 70 ocorrências com características semelhantes são atribuídas à organização

Quatro integrantes já se encontram detidos, em virtude de operações nos dias 31 de julho e 20 de agosto. Em um dos casos, a polícia conseguiu prender o bandido em flagrante e restituir todo o dinheiro perdido à vítima.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »