09/09/2019 às 06h38min - Atualizada em 09/09/2019 às 06h38min

A vítima de feminicídio que morreu com a medida protetiva no bolso

Após esfaquear a companheira, Maciel Coutinho se atirou em frente a um ônibus e morreu

No dia de sua morte, Jacqueline dos Santos Pereira, 39 anos, estava mais cansada do que o habitual. Desde as 6h30, a gari varria as ruas de Santa Maria com uma vassoura pelo menos dois quilos mais pesada do que estava acostumada. “Ela sentia muita dor nos braços”, lembra a amiga Magda Neiva de Morais, 45 anos, parceira de Jacque, debaixo de sol e chuva, no serviço de limpeza da cidade.
Dona de longos cabelos ondulados, vaidosa e conhecida por manter os lábios sempre pintados, Jacque tinha amanhecido cabisbaixa naquela segunda-feira (06/05/2019). O brilho no olhar e o bom humor presente até mesmo nos momentos de aflição foram substituídos por uma sensação de angústia. À amiga e confidente Magda, contou que o fim de semana tinha sido difícil, pois o filho caçula, de 4 anos, estava doente e ela havia recebido visita inesperada do ex-marido, Maciel Luiz Coutinho da Silva, 41 anos.
Na tarde de sábado (04/05/2019), dois dias antes do assassinato, Maciel foi à casa da antiga companheira e, com comportamento especialmente agressivo, dirigiu-se à Jacqueline com xingamentos e ofensas. “Ele disse que a medida protetiva dela não vigorava mais, porque havia sido derrubada pelo juiz”, lembra Magda. Para dar fim às dúvidas, a vítima e a amiga decidiram perguntar aos policiais que faziam ronda na rua se seria possível um juiz retirar uma medida protetiva sem o conhecimento da mulher ameaçada.
Jacqueline estava com o papel na mochila, retirou-o da bolsa e mostrou aos policiais. Eles confirmaram que a ordem da Justiça continuava válida e se colocaram à disposição caso Maciel voltasse a procurá-la. A gari dobrou a medida protetiva, guardou-a no bolso de trás da calça do uniforme laranja e seguiu para casa. Não se despediu de Magda. Ainda hoje a amiga aguarda pelo “tchau, minha linda, até amanhã”, um ritual das duas no fim do turno de trabalho
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »