Terça-feira, 10/02/26

Nova composição do Conselho de Comunicação Social toma posse no Congresso

Nova composição do Conselho de Comunicação Social toma posse no Congresso
Nova composição do Conselho de Comunicação Social toma posse no – Reprodução

O Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional (CCS) foi instalado nesta segunda-feira (9) com novos integrantes, que tomaram posse para um mandato de dois anos. Eles elegeram Patrícia Blanco como presidente e Angela Cignachi como vice-presidente do colegiado.

A nova composição do CCS foi aprovada na sessão do Congresso Nacional de 27 de novembro de 2025. Esta é a 7ª composição do conselho, previsto pela Constituição de 1988 e instituído pela Lei 8.389, de 1991.

Composto por 13 membros titulares e 13 suplentes, o CCS representa diversos segmentos da sociedade, incluindo empresas de rádio, televisão, imprensa escrita, engenheiros e cientistas da comunicação, profissionais de cinema e representantes dos trabalhadores e da sociedade civil. O mandato de conselheiro é de dois anos, com possibilidade de uma recondução.

Entre as atribuições do conselho está a produção de estudos, pareceres, recomendações e outras solicitações encaminhadas pelo Congresso Nacional sobre temas de comunicação social no Brasil. Senadores e deputados federais podem solicitar pareceres sobre projetos de lei relacionados ao tema.

Patrícia Blanco, especialista em liberdade de expressão, comunicação e educação midiática, foi eleita por aclamação. Bacharel em relações públicas com pós-graduação em marketing, ela atua nas áreas de comunicação e relações governamentais desde 1990. Foi vice-presidente do CCS na gestão anterior e é presidente executiva do Instituto Palavra Aberta, onde lidera iniciativas contra a desinformação. Integra também a Comissão Permanente de Liberdade de Expressão do Conselho Nacional de Direitos Humanos e o Conselho de Ética do Conar.

Ao ser empossada, Blanco afirmou: “Estamos começando um mandato em um ano tão desafiador e tão complexo com eleições gerais, no qual os temas relativos à comunicação social farão parte de um debate extremamente importante para a manutenção dos espaços democráticos, principalmente para a manutenção da participação cidadã na política nacional, no ambiente de discussões e de liberdade de expressão”.

Angela Cignachi Baeta Neves, vice-presidente, é mestre em Função Social do Direito pelo Centro Universitário Alves Faria, pós-graduada em Direito Eleitoral pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e bacharel em Direito pelo Centro Universitário de Brasília. Atua no contencioso judicial e administrativo nas áreas de Direito Eleitoral e Direito Público perante os Tribunais Superiores, com experiência em ações de controle concentrado e temas de repercussão geral em matéria tributária no Supremo Tribunal Federal (STF).

Os representantes do CCS por área incluem:

– Empresas de rádio: Titular – Flávio Lara Resende; Suplente – Guliver Augusto Leão
– Empresas de TV: Titular – Samir Nobre Maia; Suplente – Fernando Justus Fischer
– Imprensa escrita: Titular – Rafael Menin Soriano; Suplente – Júlio César Vinha
– Comunicação Social: Titular – Valderez Donzelli; Suplente – Olímpio José Franco
– Jornalistas: Titular – Samira de Castro; Suplente – Paulo Zocchi
– Radialistas: Titular – Fernando Cabral; Suplente – Ricardo Ortiz
– Artistas: Titular – Ana Flávia Cabral; Suplente – Débora Duboc
– Cinema e vídeo: Titular – Caio Loures; Suplente – Sonia Santana
– Sociedade civil: Titular – Rita Freire; Suplente – Ramênia Vieira
– Sociedade civil: Titular – Patrícia Blanco (presidente); Suplente – Zilda Martins Barbosa
– Sociedade civil: Titular – Carlos Magno; Suplente – Carla Egydio
– Sociedade civil: Titular – Angela Cignachi (vice-presidente); Suplente – Daniel Queiroz
– Sociedade civil: Titular – Marcus Augustus Martins; Suplente – Camila Leite Contri

T LB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *