Segunda-feira, 22/12/25

Obras do Hospital Regional do Recanto das Emas são iniciadas

Obras do Hospital Regional do Recanto das Emas são iniciadas
Obras do Hospital Regional do Recanto das Emas são iniciadas – Reprodução

Hospital do Recanto das Emas

A Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) iniciou nesta segunda-feira (22) a primeira etapa das obras de construção do Hospital do Recanto das Emas (HRE). No início de dezembro, o Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) autorizou a execução do empreendimento, após a aprovação dos projetos de fundação e estrutura.

Com a liberação, a empresa contratada deu início aos trabalhos pela execução das estacas, etapa central da fundação. Paralelamente, ocorre a organização do canteiro de obras, com a instalação das estruturas destinadas aos trabalhadores. Na sequência, estão previstas a execução dos blocos e demais fases iniciais da construção.

A partir desta terça-feira, o canteiro passa a operar com duas máquinas de forma simultânea. De acordo com o diretor de Planejamento e Projetos da Novacap, Carlos Spies, a área já se encontra em plena atividade e, ao longo do primeiro semestre, serão executadas as etapas estruturais que darão forma ao hospital.

Segundo ele, o cronograma prevê continuidade dos trabalhos até a conclusão das próximas fases. Durante o primeiro semestre, a obra avança nas etapas de fundação, com blocos e baldrames, além do início da elevação dos prédios, implantação dos pilares, alvenaria e fechamento das edificações.

O hospital

Com investimento superior a R$ 133 milhões, o Hospital do Recanto das Emas contará com 100 leitos, distribuídos entre clínica médica, com 60 vagas, clínica pediátrica, com 30, e UTI pediátrica, com dez leitos. A unidade terá seis consultórios, dois no ambulatório geral e quatro destinados à emergência pediátrica, além de um centro cirúrgico com duas salas.

A estrutura de diagnóstico por imagem inclui duas salas de raio-X, uma de tomografia e quatro de ultrassonografia. O projeto também contempla áreas técnicas e de apoio, como farmácia central e satélites, setor de nutrição e dietética, laboratório de patologia clínica, lavanderia, Central de Material Esterilizado, almoxarifado e unidade de ensino e pesquisa.

Além de ampliar a rede pública de saúde, o empreendimento adota soluções voltadas à inovação e à sustentabilidade. O hospital foi desenvolvido com a tecnologia BIM, que permite maior precisão no planejamento e otimização de recursos. O projeto também busca a certificação ambiental LEED, com foco em eficiência energética e gestão responsável dos recursos naturais.

T LB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *