O projeto ‘Alfabetização Transmídia – Alphamidia’, desenvolvido na Universidade Católica de Brasília (UCB), investiga como jovens navegam em ambientes de convergência de mídias, incluindo televisão, redes sociais, plataformas de streaming e aplicativos. Coordenado pelo professor Alexandre Schirmer Kieling, do Programa de Pós-Graduação em Inovação em Comunicação e Economia Criativa da UCB, o estudo analisa competências de uso das mídias digitais nesse cenário.
A pesquisa recebeu apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF) por meio do edital Demanda Espontânea de 2021. Esse suporte foi essencial para formar a equipe, composta por estudantes de iniciação científica, e realizar as atividades de campo. ‘Sem o apoio da FAPDF não seria possível montar a equipe nem realizar as atividades de pesquisa’, afirma o coordenador.
A alfabetização transmídia refere-se à capacidade de utilizar diferentes meios e plataformas digitais para acessar, produzir e compartilhar conteúdos. Nesse contexto, os usuários interagem ativamente na circulação e produção de narrativas em múltiplos ambientes de mídia. Um fenômeno observado é o ‘produser’, que combina produtor e usuário, descrevendo pessoas que consomem e ao mesmo tempo produzem conteúdos, como comentar programas de TV nas redes sociais ou criar vídeos.
O comportamento multitela, no qual as pessoas usam diferentes dispositivos simultaneamente, amplia as interações. Para compreender isso, a pesquisa envolveu estudantes, universitários e professores em entrevistas, questionários e dinâmicas em laboratório. Os participantes explicaram o uso de aplicativos no cotidiano, identificando dispositivos, conteúdos consumidos e estratégias de navegação.
Os resultados destacam o smartphone como ferramenta central para acesso, produção e compartilhamento de conteúdos. Além de entretenimento, os jovens acessam materiais educativos em ambientes digitais, o que pode influenciar estratégias pedagógicas em escolas e universidades.
O estudo resultou na publicação da coletânea digital Alphamídia, que reúne reflexões sobre alfabetização transmídia e comportamentos de audiências digitais. A obra foi avaliada com nota máxima (L1) pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) na última avaliação quadrienal.








