Por Daniel Xavier
Com a intensificação das chuvas no Distrito Federal, autoridades de trânsito reforçam o alerta para os riscos provocados pela pista molhada, que pode causar deslizamento de veículos, perda de controle da direção e aumento no número de colisões.
Ao Jornal de Brasília, a gerente de Ação Educativa de Trânsito do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), Magda de Melo Brandão, destacou que o período chuvoso exige comportamento mais cauteloso de todos os usuários das vias. “O Detran-DF alerta a toda a população que o período chuvoso continua intenso em todo o Distrito Federal. Isso exige dos condutores maior atenção às regras para um bom convívio no trânsito”, afirmou.
Segundo ela, motoristas, ciclistas e pedestres devem redobrar os cuidados durante o deslocamento e manter a revisão do veículo em dia, com verificação de pneus, incluindo o estepe, sistema elétrico, ar-condicionado e desembaçadores.
Magda orienta ainda a evitar áreas alagadas, reduzir a velocidade, manter distância segura do veículo à frente e não se distrair com celular ou música. “Planeje seu trajeto e, se a chuva estiver muito intensa, aguarde um pouco antes de sair. Se já estiver em deslocamento e for possível parar em local seguro para esperar a chuva passar, faça isso”, recomendou.
Ela também chama atenção para o período logo após a chuva, quando o asfalto permanece molhado. “Todos os cuidados são necessários para garantir um trajeto seguro e promover a segurança individual e coletiva”, completou, ressaltando que ações educativas, de policiamento e fiscalização seguem intensificadas em todo o DF.
Previsão indica semana
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a tendência é de manutenção do padrão chuvoso ao longo da semana, devido à formação de um novo evento da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), sistema que favorece chuvas persistentes na região Centro-Oeste.
Ao Jornal de Brasília, o meteorologista do Inmet, Mécio Dantas informou que há aviso laranja de chuvas intensas em vigor, com possibilidade de volumes entre 50 e 100 milímetros por dia, além de rajadas de vento que podem variar entre 60 e 100 km/h. O alerta abrange todo o Distrito Federal, grande parte de Goiás e áreas do Mato Grosso.
As temperaturas devem permanecer amenas, com mínimas próximas de 19 °C a 20 °C e máximas entre 27 °C e 28 °C nos próximos dias. Segundo o meteorologista, a previsão de curto prazo indica continuidade das chuvas pelo menos até o fim de semana.
Diante desse cenário, especialistas reforçam que a combinação de pista molhada, baixa visibilidade e possibilidade de alagamentos aumenta significativamente o risco de acidentes, tornando indispensável a condução defensiva e o planejamento prévio dos deslocamentos durante o período chuvoso.








