Vereador Leandro Cardoso afirmou que Ana Cláudia Saêta cometeu ato de “ódio e desequilíbrio”. Parlamentos já haviam tido discussões anteriores
Uma confusão dentro da Câmara Municipal de Pires do Rio terminou em agressão física entre vereadores. A presidente da Casa, Ana Cláudia Saêta (PL), foi registrada por câmeras de segurança ao tentar dar um tapa no colega Leandro Cardoso (Podemos). Nas imagens, é possível ver o momento em que ele desvia e, logo em seguida, é puxado pela perna após cair no chão. Servidores que estavam no local intervieram e apartaram a briga. O episódio aconteceu na tarde de quarta-feira (3/9), por volta das 17h, na cozinha do prédio legislativo.
De acordo com Cardoso, ele estava no local para conversar com o assessor jurídico da Câmara quando encontrou a presidente. Após uma troca de ofensas, a situação teria se exaltado. Em um vídeo publicado nas redes sociais, o vereador disse que ficou “profundamente abalado” com o que chamou de um ato de “ódio e desequilíbrio”. Ele reforçou que não reagiu às agressões e que tomará as medidas legais cabíveis.
O clima de tensão entre os dois já vinha de dias anteriores. Na terça-feira (2), Cardoso divulgou que havia recebido uma representação da presidente na Comissão de Ética. O caso estaria ligado à tentativa dele de conseguir patrocínio para um evento esportivo em que, segundo explicou, chegou a preencher cadastro em nome da Câmara, mas sem concluir o processo.
Em nota, O Departamento Juridico da Câmara de Pires do Rio informou estar ciente do ocorrido e declarou que caberá aos órgãos competentes apurar os fatos. O comunicado também reforça o compromisso do Legislativo local com o diálogo democrático e a manutenção da ordem durante suas atividades.
O portal não conseguiu contato com a vereadora Ana Cláudia Saêta (PL) até o fechamento desta repotagem. O espaço permanece aberto para pronunciamento.
Veja nota da Câmara de Pires do Rio na íntegra:
“A Câmara Municipal de Pires do Rio informa que está ciente do episódio ocorrido em suas dependências na tarde de ontem. Esclarecemos que, quanto aos fatos, caberá aos órgãos competentes a devida apuração.
O Poder Legislativo piresino reafirma seu compromisso com o respeito institucional, a transparência e a preservação da ordem durante todas as suas atividades. Ressaltamos que a Câmara permanece dedicada à sua atuação legislativa e ao diálogo democrático, reafirmando sua responsabilidade com a comunidade.”
Correio de Santa Maria, com informações da Câmara Municipal de Pires do Rio – Departamento Jurídico