Quinta-feira, 02/04/26

Presidente da Federação Italiana renuncia após eliminação da Copa

Presidente da Federação Italiana renuncia após eliminação da Copa
Presidente da Federação Italiana renuncia após eliminação da Copa – Reprodução

O presidente da Federação Italiana de Futebol, Gabriele Gravina renunciou do cargo nesta quinta-feira (2/4) em reunião na sede da instituição, em Roma. A decisão, informada através de comunicado oficial, acontece dois dias após a Itália não se classificar para a Copa do Mundo pela 3ª vez consecutiva.

Ainda foi informado que ele convocou uma Assembleia Eletiva Extraordinária para o dia 22 de junho, data em que será escolhido o novo chefe do futebol italiano.

1 de 4

A Itália não irá para a Copa do Mundo pela 3ª vez consecutiva

Image Photo Agency/Getty Images

2 de 4

Itália é dominada pela Bósnia, perde nos pênaltis e está fora da Copa

Image Photo Agency/Getty Images

3 de 4

A Bósnia está classificada para a Copa do Mundo

Srdjan Stevanovic – UEFA/UEFA via Getty Images

4 de 4

Os bósnios voltam ao mundial após 12 anos

Srdjan Stevanovic – UEFA/UEFA via Getty Images

Por fim, foi comunicado que Gravina irá comparecer na VII Comissão de Cultura, Ciência e Educação da Câmara dos Deputados, na próxima quarta-feira (8/4), para apresentar um relatório sobre a situação do futebol italiano. Com a renúncia do presidente, a saída de Gennaro Gattuso do comando técnico da equipe também deve acontecer.

Na última terça-feira (31/3), a Itália perdeu para a Bósnia e Herzegovina na repescagem mundial e ficará de fora da Copa do Mundo pela 3ª edição consecutiva. A equipe não disputa a competição desde 2014, quando foi eliminada ainda na fase de grupos da competição

Hoje, realizou-se uma reunião na sede da FIGC, em Roma, com a presença do presidente Gabriele Gravina e dos presidentes das diversas federações regionais. No início da reunião, Gravina informou os representantes da Série A, Ezio Maria Simonelli; da Série B, Paolo Bedin; da Lega Pro, Matteo Marani; da Liga Nacional Amadora, Giancarlo Abete; da Associação Italiana de Futebolistas, Umberto Calcagno; e da Associação Italiana de Treinadores de Futebol, Renzo Ulivieri, que renunciou ao cargo que ocupava desde fevereiro de 2025 e convocou a Assembleia Eletiva Extraordinária da FIGC para o dia 22 de junho, em Roma. A data foi definida em total conformidade com os estatutos da federação e garantirá que a nova gestão possa concluir os procedimentos de inscrição para os próximos campeonatos profissionais.

Durante a reunião, Gravina também agradeceu às federações pelo apoio demonstrado publicamente e em privado, e informou aos presidentes que está disposto a comparecer no dia 8 de abril, às 11h (CEST), perante a VII Comissão de Cultura, Ciência e Educação da Câmara dos Deputados para apresentar um relatório sobre a situação do futebol italiano.

É aqui que o Presidente Gravina apresentará, da forma mais completa e abrangente possível, um relatório sobre os pontos fortes e fracos do desporto, abordando também algumas das questões já debatidas na conferência de imprensa realizada após o jogo da seleção nacional em Zenica, na terça-feira, 31 de março. A este respeito, Gravina lamentou a forma como os seus comentários sobre a diferença entre o desporto amador e o profissional foram interpretados, uma vez que nunca tiveram a intenção de ofender qualquer modalidade. Pelo contrário, referiam-se às diferentes regulamentações internas e externas, por exemplo, a presença, na gestão de algumas federações de ligas com autonomia própria e a natureza corporativa dos clubes de futebol profissional, que têm de cumprir a legislação nacional e internacional, ao contrário dos clubes amadores.

T LB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *