Sexta-feira, 09/01/26

Presos suspeitos de pescar peixes ameaçados em Goiás

Presos suspeitos de pescar peixes ameaçados em Goiás
Presos suspeitos de pescar peixes ameaçados em Goiás – Reprodução

Suspeitos presos por pesca ilegal em Goiás

Dois homens foram presos em Fazenda Nova, Goiás, na segunda-feira (5).

A prisão ocorreu por pesca ilegal e porte ilegal de arma. No local, havia carne de jacaré abatido e grande quantidade de pescados com espécies proibidas.

Denúncia anônima levou à prisão

Equipes do Batalhão de Operações Ambientais foram ao local após denúncia anônima. Entre as espécies proibidas de pescado, incluíam piraíba, e também havia diversos materiais predatórios utilizados na pesca.

Materiais apreendidos

O material apreendido inclui um tanque de combustível, seis munições calibre .22, um rifle calibre .22, 150kg de pescado, 300 metros de rede de pesca.

Espécies proibidas

Espécies de peixes proibidas para pesca incluem grandes peixes de couro, como jaú, piraíba, pirarucu. Peixes de escama como o dourado, matrinxã, pacu, piraputanga, trairão, curimbatá e espécies ameaçadas, entre outros. A proibição visa proteger a reprodução.

Além disso, caçar jacaré é crime ambiental no Brasil, pois a legislação proíbe matar, perseguir ou capturar animais silvestres sem autorização, sujeitando os infratores a detenção e multa, com penas que podem ser aumentadas para espécies ameaçadas ou em casos de caça profissional.

Quatro pessoas são presas por pesca ilegal no Rio Araguaia

Quatro pessoas foram presas por pesca predatória no Rio Araguaia, na região do distrito de Luiz Alves, em São Miguel do Araguaia, norte de Goiás. A ação foi realizada no domingo (18) por uma equipe da 4ª Companhia do Batalhão Ambiental, após denúncia anônima.

Ao chegar ao local, os policiais avistaram diversas embarcações no rio. Com a aproximação da equipe, alguns ocupantes tentaram fugir, o que deu início a um acompanhamento fluvial. Após alguns quilômetros, os militares conseguiram abordar a canoa de 5,9 metros, equipada com motor de 50HP. Na embarcação estavam três homens e uma mulher, todos sem licença de pesca, habilitação náutica ou coletes salva-vidas.

T LB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *