Domingo, 07/09/25

Programa mais médicos está repleto de falhas

Foto: CSM

Caros leitores,

Uma auditoria do Tribunal de Contas da União revelou dados preocupantes sobre o Programa Mais Médicos. Embora o objetivo seja levar médicos para áreas carentes, a execução está repleta de falhas que não podemos ignorar.

Primeiro, o diagnóstico da situação é incompleto. Não ficou claro se, em 2023, havia realmente dificuldade para fixar médicos em regiões vulneráveis. E, para piorar, faltou uma análise de alternativas antes de reativar o programa. Isso é falta de governança, de planejamento estratégico.

Os objetivos e metas são vagos, sem indicadores que mostrem o verdadeiro impacto na saúde da população. E mais: a gestão de riscos é negligenciada, com o Ministério da Saúde não priorizando este programa.

Embora não haja ilegalidades, essas deficiências comprometem a eficiência e a transparência dos recursos públicos. O TCU fez recomendações urgentes: precisamos de um diagnóstico preciso, avaliação de alternativas, metas claras e um plano formal de gestão de riscos.

Essas recomendações têm que ser implementadas! A saúde da população merece ser tratada com seriedade e responsabilidade. Acompanhe a gente aqui e nas redes sociais @augustonardes.

Opinião – Correio de Santa Maria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas