Quinta-feira, 12/02/26

Projeto de lei inclui MDA no registro de agrotóxicos junto ao MAPA

Projeto de lei inclui MDA no registro de agrotóxicos junto ao MAPA
Projeto de lei inclui MDA no registro de agrotóxicos junto – Reprodução

O Projeto de Lei 1258/25, de autoria do deputado Nilto Tatto (PT-SP), propõe instituir os ministérios da Agricultura (MAPA) e do Desenvolvimento Agrário (MDA) como responsáveis conjuntos pelo registro de agrotóxicos.

Atualmente, a Lei 14.785/23 estabelece regras mais flexíveis para a aprovação de novos agrotóxicos, mas não define um órgão específico, deixando a regulamentação a cargo apenas do MAPA. O texto em análise na Câmara dos Deputados visa corrigir isso, exigindo que os ministérios avaliem a eficiência agronômica e econômica dos produtos tanto na agricultura familiar quanto na empresarial.

A autorização ou alteração de dados no registro dos agrotóxicos só será válida com convergência entre os dois ministérios. Um regulamento definirá as competências comuns e específicas de cada um no processo.

Para o deputado Tatto, a inclusão do MDA garante que a análise considere a diversidade da agricultura brasileira, abrangendo grandes produtores e a agricultura familiar, com sua policultura e sistemas produtivos diferenciados. “A inclusão do MDA como órgão registrante juntamente com o MAPA assegura que os produtos registrados atendam tanto às especificidades da agricultura empresarial quanto às demandas específicas da agricultura familiar, garantindo maior segurança, eficácia e sustentabilidade”, afirmou.

A proposta será analisada em caráter conclusivo pelas comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para se tornar lei, o texto precisa ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.

T LB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *