Quinta-feira, 12/02/26

Projeto propõe aumento de pena para trabalho escravo em garimpos ilegais

Projeto propõe aumento de pena para trabalho escravo em garimpos ilegais
Projeto propõe aumento de pena para trabalho escravo em garimpos – Reprodução

A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 6437/25, que propõe aumentar pela metade a pena para quem submete pessoas a trabalho escravo em áreas de garimpo ou mineração ilegal. Atualmente, o Código Penal prevê reclusão de dois a oito anos e multa para esse crime.

O autor da proposta, deputado Amom Mandel (Cidadania-AM), destaca a gravidade da modalidade de trabalho escravo em garimpos ilegais na Amazônia. Segundo ele, um mapeamento da Rede Eclesial Pan-Amazônica e do Instituto Conviva revela que trabalhadores cooptados para essas atividades são submetidos a coação, assédio, estupro, tentativas de assassinato e desaparecimentos forçados.

Para Mandel, o endurecimento da pena é essencial para proteger a vida dos trabalhadores e combater as atividades ilegais que destroem o patrimônio ambiental brasileiro.

A proposta será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania e, em seguida, pelo Plenário da Câmara. Para se tornar lei, o texto precisa ser aprovado também pelo Senado.

*Com informações da Agência Câmara de Notícias

T LB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *