A crescente tensão entre os Estados Unidos e a Venezuela ganhou um novo capítulo com o anúncio de que o Cartel dos Sóis, grupo criminoso venezuelano, poderá ser designado como organização terrorista estrangeira. A medida, levantada pelo secretário de Estado americano, Marco Rubio, acusa o próprio presidente venezuelano, Nicolás Maduro, de envolvimento com o grupo.
Essa designação, caso concretizada, pode abrir caminho para ações militares americanas contra bens e infraestruturas dentro do território venezuelano. A designação de grupos criminosos como terroristas não é uma prática comum, mas tampouco inédita. Segundo dados atualizados do Departamento de Estado americano, existem atualmente 14 grupos criminosos estrangeiros considerados terroristas pelos EUA.
Esses grupos, conhecidos por sua influência e violência, atuam em diversas frentes criminosas, como tráfico de drogas, lavagem de dinheiro, extorsão, sequestro, assassinato e mineração ilegal.
Confira a lista dos cartéis e grupos criminosos latino-americanos designados como terroristas pelos EUA:
Cartel de Jalisco Nova Geração (CJNG) – México
Cartel de Sinaloa – México
Cartel do Golfo – México
Cartel de Jalisco – México
Lobos – Equador
Los Choneros – Equador
Segunda Marquetalia – Colômbia
FARC – Dissidentes – Colômbia
Exército de Libertação Nacional (ELN) – Colômbia
Trem de Aragua – Venezuela
Bairro 18 – El Salvador
Mara Salvatrucha (ML13) – El Salvador
Viv Ansanm – Haiti
Gran Grief – Haiti
Outros países da América Latina também têm adotado medidas mais duras contra grupos criminosos. Em 2022, El Salvador classificou o Bairro 18 e a Mara Salvatrucha como “organizações terroristas”. Em janeiro de 2024, o Equador designou 22 grupos criminosos locais da mesma forma, após declarar um conflito armado interno.
O governo americano tem incentivado outras nações a seguirem o mesmo caminho. Equador e Argentina declararam o “Cartel de los Soles” uma organização terrorista, seguidos pelo Peru. A Argentina expandiu sua designação para os Lobos e os Choneros, e a Guatemala aprovou uma lei declarando o Bairro 18 e a Mara Salvatrucha como “terroristas”.
Em junho, Estados Unidos, Argentina e Peru solicitaram à Organização dos Estados Americanos (OEA) que designasse o Trem de Aragua como organização terrorista. Em setembro, os Estados Unidos lançaram um destacamento militar no Caribe, realizando operações contra embarcações ligadas a esses grupos.
Fonte: www.infomoney.com.br





