Sábado, 06/09/25

Queda de arquibancada deixa 30 feridos e cancela show de Gian e Giovani

Arquibancada que cedeu durante apresentação de rodeio deixou cerca de 30 feridos, segundo a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo - (crédito: Reprodução/X)

Acidente ocorreu neste sábado (19/7) durante rodeio na Expo Eldorado, onde se apresentaria a dupla sertaneja Gian e Giovani. Programação de domingo (20/7) foi cancelada 

A arquibancada de uma exposição no município de Eldorado, no interior de São Paulo, cedeu durante uma apresentação de rodeio na noite do último sábado (19/7). O acidente, que feriu cerca de 30 pessoas, fez com que show da dupla sertaneja Gian e Giovani, que ocorreria logo depois, fosse cancelado, bem como a programação do evento no domingo (20/7). A Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP) afirmou que causas e responsabilidades são investigadas. 

As vítimas, até o momento nenhuma fatal, “foram socorridas e encaminhadas ao hospital da cidade, onde receberam atendimento médico”, informa comunicado da corporação. A ocorrência, registrada como “lesão corporal”, foi atendida por equipes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros; e responsáveis pela organização da festa prestaram esclarecimentos na delegacia. A perícia foi acionada e “as diligências seguem em andamento”. 

Em publicação nas redes sociais na noite da tragédia, os cantores sertanejos Gian e Giovani explicaram ao público do evento o porquê de não conseguirem se apresentar e desejaram boa recuperação aos feridos. “Infelizmente aconteceu um acidente com a arquibancada”, esclareceram. “Todas as vítimas foram socorridas rapidamente.” A apresentação será remarcada.

“Parabéns aos bombeiros, que agiram muito rapidamente, e à direção da festa também, que coordenou com uma habilidade muito grande essa fatalidade”, reforçou a dupla. “Tomara que vocês que se machucaram já estejam recuperados para poder vir ao (novo) show.”

Em vídeo que circula pelas redes sociais, é possível ver o momento em que espectadores, inclusive uma mulher grávida e crianças, deixam a arquibancada de forma desordenada, mancando, apoiados por outras pessoas ou carregados por populares. Voz em autofalante sugere que as pessoas “desçam devagar” e que espaços sejam liberados a fim de feridos sejam transportados com eficiência.

Em pronunciamento conjunto divulgado no Instagram, organizador da Expo Eldorado, o prefeito da cidade, Noel Castelo (Solidariedade), e o diretor de saúde do município, Lineu Pinto, lamentam o episódio. Na publicação, é anunciado o “cancelamento de toda a programação deste domingo”, que “inclui o almoço, as atividades da tarde e o show da noite”.

Os representantes destacam, na manifestação, “a solidariedade da população”, principalmente no que diz respeito a “pessoas que se tornaram voluntárias” para auxiliar no controle da situação e hospitais e equipes de saúde de cidades vizinhas que se disponibilizaram a atender os feridos. “Como prefeitura, nós estamos cuidando, tomando todas as providências para dar atendimento às vítimas”, afirmou Castelo.

De acordo com o representante do hospital, não houve mortos. “Todos medicados, todos passaram por avaliações”, tanto em Eldorado quanto em cidades vizinhas — que também enviaram profissionais e ambulâncias para o município da tragédia, a fim de possibilitar o socorro de mais pessoas.

“A vida a nós mais importa do que qualquer outra coisa”, finaliza o prefeito. “O show, como foi anunciado lá no recinto do rodeio, nós teremos uma outra oportunidade. Nesse momento nós queremos cuidar das pessoas.”

Correio de Santa Maria, com informações da Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *