Quarta-feira, 18/02/26

Racismo não é parte do jogo

vini-jr-flamengo
Racismo não é parte do jogo – Reprodução

Revelado pelo Flamengo, Vini Jr. recebeu apoio do clube carioca após ser vítima de racismo durante o duelo entre Benfica e Real Madrid, nessa terça-feira (17/2), pela Champions League. O brasileiro afirma que foi chamado de macaco pelo argentino Prestianni, atacante dos Encarnados.

1 de 4

Vini Jr. foi vítima de racismo em jogo contra o Benfica.

Torbjorn Tande/DeFodi Images/DeFodi via Getty Images

2 de 4

Jogador do Benfica nega racismo contra Vini Jr.: “Ele interpretou mal”

Reprodução/Instagram

3 de 4

UEFA abre investigação após caso de racismo contra Vini Jr.

Octavio Passos – UEFA/UEFA via Getty Images

4 de 4

Momento em que Prestianni teria ofendido Vini Jr.

Angel Martinez/Getty Images

Em publicação nas redes sociais, o Flamengo exaltou Vini Jr. De acordo com o clube, é doloroso ver o jogador ser vítima de atos racistas de forma frequente pelos gramados da Europa.

“O que o Vini Jr. vive não é só sobre futebol. Ali tem um garoto que sonhou, que lutou, que venceu muita coisa pra estar onde está. E dói ver alguém ser atacado simplesmente por ser quem é. A dança dele é alegria de verdade. É espontânea. É dele. Racismo não é parte do jogo. Machuca. E não pode ser normalizado. Vini, você não está sozinho. A gente sente, a gente apoia, a gente está com você”, diz o post do Flamengo.


Entenda o caso

  • Vini Jr. marcou o gol da vitória do Real Madrid por 1 x 0 sobre o Benfica, em jogo de ida dos playoffs da Champions League.
  • Após o gol, Vini Jr. acusou o atacante argentino Gianluca Prestianni, do Benfica, de racismo.
  • O brasileiro afirma que foi chamado de macaco pelo argentino.
  • As ofensas contra Vini Jr. foram confirmadas por outros jogadores do Real Madrid, como Kylian Mbappé e Fede Valverde.
  • O camisa 7 do Real Madrid denunciou o caso ao árbitro François Letexier, que ativou o protocolo antirracismo.
  • Gianluca Prestianni negou que tenha cometido o crime de racismo contra Vini Jr.
  • O jogador do Benfica alega que Vini Jr. “interpretou mal” e que ele nunca foi racista com ninguém.
  • Prestianni afirma ter recebido ameaças de jogadores do Real Madrid.

Em nota oficial, após a Uefa anunciar abertura de investigação sobre o caso, o Benfica saiu em defesa de Prestianni. Segundo o clube português, o atleta não teria chamado Vini Jr. de macaco, como alega o brasileiro.

“O Sport Lisboa e Benfica reitera ainda que apoia e acredita plenamente na versão apresentada pelo jogador Gianluca Prestianni, cuja conduta ao serviço do Clube sempre foi pautada pelo respeito pelos adversários, pelas instituições e pelos princípios que definem a identidade benfiquista. O Clube lamenta a campanha de difamação de que o jogador tem sido vítima”, diz trecho da nota


T LB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *