Os clubes brasileiros fizeram grandes contratações na temporada de 2025 do futebol nacional. A maioria delas foram importantes para que as equipes atingissem seus objetivos no ano. Outras surpreenderam de forma negativa, seja por falta de rendimento em campo ou saída precoce.
Confira quais foram as principais contratações do futebol brasileiro em 2025:
Cruzeiro
O ano começou com o anúncio de Gabigol como jogador do Cruzeiro. No entanto, ele rendeu abaixo do esperado na temporada. Além da baixa participação em gols, na reta final do ano da Raposa, o atacante perdeu um pênalti decisivo na disputa que eliminou a equipe mineira na semifinal da Copa do Brasil.
Além do camisa 9, a Raposa contratou um pacotão de reforços, com Fágner, Bolasie e Dudu. Dudu vinha de grave lesão no Palmeiras e não conseguiu ter bom desempenho com a camisa do Cruzeiro. Insatisfeito com a reserva, o jogador deixou o clube e assinou com o maior rival: Atlético-MG.
Atlético-MG
Com a camisa do Atlético-MG no segundo semestre, Dudu deu a volta por cima no fim da temporada. O atacante se tornou peça importante do Galo com a chegada do técnico Jorge Sampaoli e ajudou a equipe a chegar na final da Copa Sul-Americana.
Outro nome que foi importante para o Atlético-MG foi o zagueiro Vitor Hugo. Emprestado pelo Bahia após passagem pelo Panathinaikos, da Grécia, o defensor ganhou a vaga de titular e formou dupla ao lado de Junior Alonso.
Palmeiras
A equipe do Palmeiras foi uma das que mais investiram em contratações no ano. Paulinho, por exemplo, apesar de estar grande parte da temporada lesionado, fez o gol da classificação do Verdão para o mata-mata da Copa do Mundo de Clubes.
Vitor Roque foi o destaque do Palmeiras na segunda metade da temporada. Com a confiança recuperada após passagem frustrada pelo Barcelona, o Tigrinho foi um dos principais nomes da equipe paulista nos vice-campeonatos do Campeonato Brasileiro e da Copa Libertadores, assim como Andreas Pereira.
Flamengo
Assim como o Palmeiras, a equipe do Flamengo fez grandes contratações, todas elas importantes para que o clube faturasse a Copa Libertadores e o Campeonato Brasileiro.
Jorginho, Saúl Ñíguez, Samuel Lino, Carrascal e Danilo, este último herói do título continental, colocaram seus nomes na história rubro-negra ao reforçar a equipe no ano de 2025.
Corinthians
Ao contrário dos rivais, o Corinthians não fez investimentos na temporada. Enfrentando um transfer ban em diversos momentos, o Timão contratou o atacante Vitinho a custo zero. O pouco investimento e a manutenção da equipe deu certo, com a conquista do Paulistão e da Copa do Brasil.
Vasco
Entre os jogadores contratados pelo Vasco, dois se destacaram: Thiago Mendes e Robert Renan. O meia se tornou fundamental para o funcionamento da equipe. Já o zagueiro, é o pilar da defesa cruzmaltina, que chegou à final da Copa do Brasil.
Santos
Em um ano de retorno à elite do Campeonato Brasileiro, o Santos acertou a contratação de Neymar. Apesar de uma temporada em que lidou com lesões, o camisa 10 foi importante na fuga contra o rebaixamento e ajudou a colocar a equipe na Copa Sul-Americana.
Botafogo
Em busca de uma vaga na Copa Libertadores, o Botafogo contratou o volante Danilo, que estava no Nottingham Forest. O jogador foi importante para o equilíbrio do meio-campo do Glorioso.
Grêmio
O time do Grêmio contou com dois grandes reforços para 2025. O Tricolor acertou a contratação do atacante Carlos Vinicius, que estava no Fulham. Ele marcou 12 gols em 14 jogos no Brasileirão. Além disso, Arthur Melo retornou ao clube gaúcho como grande nome para o time.
Internacional
Ao lutar contra o rebaixamento até o fim da temporada, o Internacional contou com os gols de Carbonero para evitar a Série B. O atacante colombiano foi o autor do tento que decretou a permanência na elite do futebol brasileiro.
São Paulo
O grande nome entre as contratações do São Paulo foi Oscar. O meia retornou ao Tricolo Paulista e disputou 21 partidas. No entanto, se lesionou na partida contra o Corinthians, em julho. Chegou a estar na reserva no mês de outubro, mas em novembro foi diagnosticado com síndrome vasovagal. O atleta não deve retornar ao esporte.
Fluminense
Para a boa campanha na Copa do Mundo de Clubes, o Fluminense acertou as chegadas de Canobbio e Soteldo. O uruguaio marcou 13 gols e deu cinco assistências em 58 jogos, além de fazer papel importante nas ações defensivas. Já o venezuelano passou boa parte da temporada lesionado, e não conseguiu mostrar seu potencial.








