Detalhes da Corrida de Reis 2026
A entrega dos kits para a 53ª edição da Corrida de Reis, que reunirá 20 mil atletas, começa nesta terça-feira (27) e segue até sexta-feira (30), das 9h às 19h, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília. O evento ocupará o Eixo Monumental, a Esplanada dos Ministérios e as vias N1 e S1, consolidando-se como uma das maiores provas de rua do país.
A prova principal será realizada em 31 de janeiro, com largada no Palácio do Buriti e chegada no estacionamento do Ginásio Nilson Nelson, oferecendo percursos de 6 km e 10 km. Ao final da corrida, está previsto um show da banda Jammil para os participantes.
Retirada dos kits
O kit entregue aos atletas inclui uma ecobag, a camisa oficial do evento, número de peito e um squeeze. A retirada por terceiros é permitida mediante a apresentação de um documento oficial com foto e uma autorização assinada pelo atleta inscrito. Para atletas menores de 18 anos, é exigida uma autorização do pai ou responsável, acompanhada de um documento oficial de identificação. As orientações completas e o modelo de autorização estão disponíveis na plataforma Brasil Corrida.
A Corrida de Reis integra a ação Solidariedade Salva. Para a retirada do kit, o atleta pode contribuir com a doação de 2 kg de alimentos.
Inclusão, saúde e calendário esportivo
Durante o lançamento oficial da edição de 2026, em 9 de janeiro, a então governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão, destacou o papel da prova como incentivo à prática esportiva, à saúde e à inclusão. “Essa corrida será a maior da história, na parte da inclusão também, porque vamos garantir vaga para todos os nossos PcD que quiserem ir conosco. É uma corrida tradicional no Distrito Federal e representa muito do que é a democracia e o esporte, nivelando todo mundo e fazendo uma unidade”, afirmou.
Celina Leão também ressaltou os impactos da atividade física na qualidade de vida da população. “A cada ano, a corrida fica maior. A prática transforma a saúde e a vida das pessoas e contribui para a saúde mental, que é um dos grandes temas deste século”, completou.
Segundo o secretário de Esporte e Lazer do Distrito Federal, Renato Junqueira, a Corrida de Reis vai além da competição. “A Corrida de Reis é muito mais que uma prova esportiva. É um evento que une tradição, saúde, inclusão e convivência, ocupando os espaços públicos e fortalecendo a relação da população com o esporte”, disse. O secretário também destacou o impacto do evento para Brasília. “Eventos como a Corrida de Reis movimentam a economia, atraem atletas de vários estados e projetam Brasília no cenário nacional como uma cidade que valoriza o esporte e a qualidade de vida”, completou.
Percurso e segurança
O percurso da prova passará pelas vias N1 e S1, abrangendo o Eixo Monumental e a Esplanada dos Ministérios. As interdições no trânsito começarão a partir das 14h do dia do evento.
De acordo com o subsecretário de Operações Integradas, coronel Carlos Melo, haverá reforço na segurança. “Vamos contar com um bloqueio parcial das vias. Às 16h, toda a região central e do Eixo Monumental estará interditada para que a corrida possa ser iniciada dentro do horário previsto. À medida que os atletas avançarem pelo percurso, as vias serão liberadas de forma coordenada, para amenizar o impacto na circulação da cidade”, explicou.
Perfil dos participantes
A edição de 2026 reunirá atletas de 21 estados brasileiros. No total, 2.298 participantes declararam residir fora do Distrito Federal, com destaque para Goiás, Minas Gerais e Ceará. A prova contará com a participação de 300 pessoas com deficiência (PcD) e 814 idosos, distribuídos entre os percursos de 6 km e 10 km.








