Balanço das ações com revista pessoal
A atuação preventiva das forças de segurança do Distrito Federal, por meio de revista pessoal nas entradas dos blocos de Carnaval, foi fundamental para impedir a entrada de objetos proibidos e garantir a segurança dos foliões durante as festividades de sábado (14). A medida visa à garantia de que todos possam aproveitar o evento sem problemas.
Durante as revistas feitas no sábado, policiais militares apreenderam 119 armas brancas. Também foram retiradas de circulação substâncias ilícitas, como porções de maconha, cocaína e um spray de pimenta. As apreensões demonstram a importância da triagem preventiva nos pontos de acesso aos eventos. Além disso, os militares recuperaram 12 aparelhos celulares.
O porta-voz da PMDF, major Raphael Broocke, alertou sobre o cuidado com celulares: “É importante redobrar o cuidado com o celular durante o Carnaval. Quadrilhas especializadas aproveitam momentos de distração e o excesso de consumo de álcool para agir. Mantenha o aparelho em local seguro, nunca em bolsos traseiros ou de fácil acesso.”
Objetos proibidos
A Polícia Militar do Distrito Federal reforça que a revista tem caráter preventivo. Não é permitida a entrada nos blocos com os seguintes itens:
- Armas e drogas ilícitas;
- Garrafas ou copos de vidro;
- Perfumes em recipientes de vidro;
- Desodorantes aerossóis (são autorizados apenas produtos em creme ou roll-on);
- Substâncias inflamáveis e isqueiros;
- Objetos perfurocortantes como facas, estiletes e tesouras;
- Guarda-chuvas com haste metálica;
- Bandeiras com mastros ou estruturas rígidas.
Ações integradas de segurança e fiscalização
Trânsito e ocorrências
O policiamento foi realizado de forma ostensiva e integrada. No sábado, houve 1.176 abordagens veiculares e 484 autos de infração. Cento e vinte e seis condutores foram autuados por dirigir sob efeito de álcool, 39 por uso de celular ao volante e 11 veículos foram recolhidos. Conforme dados preliminares, de sexta-feira (13) até a manhã de domingo, foram registrados 36 furtos de celular e quatro furtos a transeuntes em blocos carnavalescos, além de outras ocorrências como furto em veículo, roubo, embriaguez ao volante e tráfico de drogas.
Atuação do Corpo de Bombeiros
O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) empregou 263 militares e 20 viaturas na operação de sábado, realizando principalmente atendimentos pré-hospitalares. Foram atendidas 37 pessoas, das quais 23 por consumo excessivo de bebidas alcoólicas. Três pessoas precisaram de transporte ao hospital. O CBMDF também vistoriou 18 eventos, avaliando as condições contra incêndio e pânico.
Proteção a crianças e adolescentes
Mais de 300 crianças receberam pulseirinhas de identificação para agilizar a localização em caso de desencontro. Em situações envolvendo menores, o Conselho Tutelar e a Vara da Infância e da Juventude são acionados pelo Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob), pelo telefone 125.
Fiscalização da DF Legal
No sábado, a Secretaria DF Legal fiscalizou 43 eventos de Carnaval, sem necessidade de interdição. A fiscalização orientou 400 comerciantes irregulares a se retirarem e apreendeu 14 garrafas de vidro de bebidas destiladas.
Campanhas educativas e fiscalização do Detran
A Polícia Civil intensificou ações preventivas e de orientação ao público na Rodoviária do Plano Piloto. O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) realizou uma ação com o Bloco de Carnaval Educativo, abordando aproximadamente 2 mil pessoas. As operações de fiscalização do Detran resultaram em 430 testes de etilômetro, com 15 condutores autuados por dirigir sob a influência de álcool. Também foram flagrados oito condutores inabilitados e quatro com a CNH vencida.
*Com informações da Secretaria de Segurança Pública








