Domingo, 15/02/26

Rota da Paz é opção de turismo religioso no Carnaval de Brasília

Rota da Paz é opção de turismo religioso no Carnaval de Brasília
Além da folia: Rota da Paz atrai turistas que preferem silêncio, espiritualidade e reflexão no Carnaval da capital – Reprodução

A Rota da Paz como alternativa ao Carnaval

Enquanto muitos celebram o Carnaval nas ruas, turistas como a contadora Aline Molina, de Americana (SP), buscam uma experiência mais tranquila em Brasília, seguindo a Rota da Paz. Este roteiro, elaborado pela Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF), é uma alternativa para quem prefere silêncio e espiritualidade, recomendando 12 pontos turísticos, entre templos, santuários e espaços culturais ligados à fé.

Aline Molina visita o Templo da Legião da Boa Vontade todos os anos durante o feriado, uma tradição para ela e sua família. “Eu falo que vir a Brasília e não visitar o Templo da Boa Vontade é como se não viéssemos para Brasília, porque, óbvio, temos inúmeras atrações, entretenimentos, mas quando eu chego aqui no Templo da Boa Vontade, de fato, eu me sinto com a minha alma renovada, elevada”, ressalta. “Gosto de passar o Carnaval de forma diferente, buscando acolhimento espiritual para enfrentar os desafios do dia a dia.”

A mãe de Aline, Olinda Molina, afirma que a peregrinação já dura décadas. “O propósito é fortalecer a espiritualidade”, reforça. “Ajuda na saúde mental e colabora com o nosso equilíbrio emocional. Eu convido as pessoas a conhecerem o Templo da Boa Vontade, independentemente da sua crença, da sua filosofia religiosa, porque é um ambiente ecumênico que acolhe pessoas de todas as classes sociais”.

Segundo o secretário de Turismo do DF, Cristiano Araújo, a diversidade de experiências é um diferencial da cidade. “Brasília reafirma sua posição como um destino estruturado e plural, capaz de atender diferentes perfis de visitantes, seja com a programação cultural e os blocos tradicionais, seja com opções de natureza, gastronomia, lazer e espaços religiosos”, pontua. “A cidade oferece inúmeras opções para quem deseja aproveitar o período para descansar e recarregar as energias.”

Rafael Nora, embaixador do Templo da Boa Vontade, observou um aumento no movimento no primeiro dia de Carnaval. “Durante este feriado prolongado, muita gente visita o templo procurando justamente uma alegria diferente, uma alegria de internalizar esses sentimentos buscando um pouco dessa paz”, especifica.

Arquitetura sagrada e símbolos modernos

A Rota da Paz inclui espaços religiosos, culturais e de contemplação que mostram a diversidade do Distrito Federal.

Igreja Nossa Senhora de Fátima

Entre os ícones do turismo religioso no Plano Piloto está a Igreja Nossa Senhora de Fátima, conhecida como Igrejinha. Projetada por Oscar Niemeyer em 1958, a construção tem formato inspirado em um chapéu de freira e abriga um painel de azulejos de Athos Bulcão. O interior também reúne obras do artista plástico Francisco Galeno. A estudante de arquitetura Elea Gomes, vinda de Portugal, elogiou a monumentalidade das obras na capital. “A escala aqui em Brasília realmente é muito diferente da escala da Europa, de Portugal”, afirma.

Santuário Dom Bosco e Catedral

Outro destaque da rota é o Santuário Dom Bosco, famoso pelos vitrais em tons de azul. Projetado por Carlos Alberto Naves e inaugurado em 1970, o templo possui um grande lustre de cristal murano. A Catedral Metropolitana de Brasília, também de Oscar Niemeyer, é outro cartão-postal, com 16 pilares curvos que remetem a mãos em prece.

Mosteiro de São Bento

No Lago Sul, o Mosteiro de São Bento de Brasília oferece um ambiente de silêncio e recolhimento. Fundado em 1987, o conjunto possui mosteiro, capela e hospedaria. A comunidade monástica produz artesanalmente pães, bolos e licores, vendidos no local.

Espiritualidade plural

À beira do Lago Paranoá, a Praça dos Orixás, ou Prainha dos Orixás, é um espaço de forte simbolismo. Reconhecido como Patrimônio Imaterial do DF, o local abriga 16 esculturas de divindades africanas assinadas por Tatti Moreno, sendo uma referência da cultura afro-brasileira na capital.

Fora do Plano Piloto, a rota alcança outras regiões. Em Brazlândia, o Santuário Arquidiocesano Menino Jesus é um dos maiores templos católicos do país. A cerca de 45 quilômetros do centro de Brasília, o Vale do Amanhecer, fundado pela médium Neiva Chaves Zelaya, é conhecido pelo sincretismo religioso e recebe visitantes de diversas partes do Brasil e do mundo.

Locais da Rota da Paz

  • Templo da Legião da Boa Vontade
  • Templo Shin Budista Terra Pura
  • Igreja Nossa Senhora de Fátima
  • Santuário Dom Bosco
  • Busto de Mahatma Gandhi
  • Catedral Metropolitana de Brasília
  • Mesquita do Centro Islâmico
  • Mosteiro de São Bento de Brasília
  • Praça dos Orixás
  • Universidade Holística Internacional da Paz
  • Santuário Arquidiocesano Menino Jesus
  • Vale do Amanhecer
T LB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *